Internos do Cijam ganham espaço dedicado à leitura

A Sala de Leitura ‘Viagem para a Liberdade’ foi implantada para atender os internos que cumprem medida socioeducativa no Cijam

Para os jovens o acesso à leitura garante outro tipo de liberdade, possibilitada com a aquisição do conhecimento, cultura e informação

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 06/06/2014 12:59:00

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) inaugurou na última quarta-feira, 5, a Sala de Leitura ‘Viagem para a Liberdade’, para atender os internos que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação Jovem Adulto Masculino (Cijam), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O projeto do novo espaço foi concebido com a finalidade de promover a aprendizagem e desenvolvimento cultural dos menores e sua concepção foi estabelecida conjuntamente, entre a equipe da Fasepa, os professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e os próprios internos.

A sala conta com um acervo bibliográfico de 350 livros, com as mais variadas temáticas, doados pelo gestor do Cijam, Fernando Pereira. Além disso, dispõe de recursos audiovisuais que auxiliarão na absorção do conteúdo, garantindo uma perspectiva educacional e lúdica mais ampla. "A leitura possibilita uma reflexão de si e uma leitura de mundo sem igual. Onde não há amarras, grades e nem fronteiras”, ressalta Fernando. Ainda segundo ele, a expectativa da equipe é de que até o final desse ano o número de livros disponíveis para utilização dos internos supere a marca de 600 exemplares.

Para um dos jovens assistidos no Centro, o acesso à leitura garante outro tipo de liberdade, possibilitada com a aquisição do conhecimento, cultura e informação. “Durante o período em que estou aqui - um ano e seis meses - já li 84 livros, o que dá uma média de dois a três livros por semana. Isso me ajuda a ocupar o tempo de forma positiva, pois estou somando conhecimento, e isso é liberdade. Tenho certeza que este espaço vai ser muito útil não só pra mim, quanto para os outros adolescentes”, diz.

 

Alberto Passos
Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará

ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Infância
    26/09/2014 | 13:52
    Fasepa e Unicef encerram Semana do Bebê em unidades socioeducativas
  • Criança e adolescente
    19/09/2014 | 17:57
    Pro Paz certifica jovens em cursos de capacitação profissional
  • Criança e adolescente
    19/09/2014 | 12:07
    Projeto “Semeando Girassóis” termina atividades no Marajó com reunião em Cachoeira do Arari
  • Socioeducação
    18/09/2014 | 18:28
    Adolescentes atendidos pela Fasepa vão participar de oficinas de panificação
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.