Pará zera o déficit de delegados em todos os municípios do Estado

O delegado geral Rilmar Firmino deu um recado aos novos policiais. “A partir de agora, o compromisso de vocês é com a verdade e a lealdade”, disse.

O governador Simão Jatene entregou uma medalha de mérito para Livia Cristina Maciel Rodrigues, primeiro lugar na turma de Delegado

Luiz Fernandes informou que, com os novos policiais, todos os municípios paraenses passarão a contar com delegados

Jatene destacou que a entrada de novos policiais somada à formatura de 1.800 policiais militares recentemente é um passo importante no combate à violência

Simão Jatene discursa para os 386 formandos. Entre eles, delegados, investigadores, escrivães e papilocopistas

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 24/06/2014 15:53:00

O governador Simão Jatene participou, nesta terça-feira, 24, da cerimônia de formatura de 386 policiais civis aprovados no concurso C-169/2013, que ofertou 670 vagas. Com os novos policiais, todos os municípios do Pará passam a ter delegados. O concurso coloca nos quadros da polícia civil 146 delegados, 131 investigadores, 90 escrivães e 19 papilocopistas.

Para Simão Jatene, a entrada de novos policiais somada à formatura de 1.800 policiais militares recentemente é um passo importante no combate à violência. “Sabemos que não vai resolver totalmente o problema. A violência é uma questão nacional com manifestações locais. É uma doença que não se cura com um remédio único porque reflete várias mazelas da sociedade. Mas a presença desses profissionais, principalmente nos locais mais longínquos do nosso Estado, trará mais tranquilidade à população”, ressaltou.

Jatene disse ainda que o combate à violência precisa da união de toda a sociedade. “É necessária uma grande cruzada da sociedade para recuperar valores. Vivemos uma crise de valores e princípios. Precisamos da união de todas as esferas de governo e de poderes para combater esse mal”, afirmou ele, ressaltando que o governo do Estado está entregando à sociedade paraense policiais capacitados, tanto na teoria quanto na prática para o exercício da polícia judiciária.

O governador enfatizou também que, ao escolher ser servidor público, independente da área que se trabalha, a pessoa tem que entender a missão de servir ao público. “Os senhores escolheram um modo de vida. Ser policial em uma sociedade que trata a transgressão como ‘jeitinho’ vai exigir de vocês um exercício diário de ética e profissionalismo”, ressaltou.

O titular da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Segup), Luiz Fernandes Rocha, destacou principalmente o fato de que, com os novos policiais, todos os municípios paraenses passarão a contar com delegados. “Outro fato importante é que nem todas as vagas foram preenchidas. Então, faremos novo concurso para completar o número de vagas”, informou.

Já o delegado geral Rilmar Firmino deu um recado aos novos policiais. “Vocês escolheram uma das profissões mais dignificantes que existem. A partir de agora, o compromisso de vocês é com a verdade e a lealdade”, disse.

A oradora da Turma, Quésia Pereira Cabral, ressaltou a importância do trabalho dos novos policiais. “Nossa missão é voltada principalmente para as pessoas mais carentes. Para os muitos Josés e as muitas Marias que existem nesse Pará tão grande, que muitas vezes precisam da ajuda da segurança pública no combate à exploração sexual infantil e às drogas que destroem suas famílias”.

Durante a cerimônia foi entregue a Medalha de Mérito do Ensino Policial Civil Delegado “Francisco Sales de Carvalho” aos alunos que se destacaram com real aproveitamento em primeiro lugar no curso de formação. O governador Simão Jatene entregou a medalha para Livia Cristina Maciel Rodrigues, primeiro lugar na turma de Delegado. O aluno Julimar Dias Vieira, primeiro lugar na turma de Investigador, recebeu a medalha do secretário Luiz Fernandes. A nova papilocopista Patricia Yurica Babba recebeu a medalha das mãos do delegado Francisco Sales. A aluna Micheline Diniz Barreto foi primeiro lugar na turma de Escrivão.  

Janise Abud
Secretaria de Estado de Comunicação







ASSUNTOS RELACIONADOS
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.