Centur reúne pesquisadores e estudantes para falar de Amazônia

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 30/07/2014 13:06:00

O Cine Líbero Luxardo recebeu na noite desta terça-feira, 29, a palestra “Mudando Visões sobre a Amazônia (Repensando a Floresta Tropical)” da professora Candance Slater, da Universidade da Califórnia. O evento iniciou às 18h30 e foi considerado como a abertura das atividades do XVIII Encontro Internacional do Ifnopap/VIII Campus Flutuante da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Candace Slater, que é professora de Espanhol e Português há mais de 40 anos, desenvolve pesquisas a respeito da cultura e da literatura popular brasileira. Começou a pesquisar sobre a Amazônia em 1988 e publicou artigos e dois livros sobre o tema: “Dança do Boto: a transformação e desencanto na imaginação amazônica” e “Complicado Edem: Visões da Amazônia”.

Em sua visão sobre esta região do Brasil, ainda que permaneça a imagem de que a Amazônia é um reino da natureza retratado em calendários brilhosos e documentários da Discovery Channel, a região passou a se transformar em um espaço fragmentado, que desperta uma diversidade de visões a seu respeito. Através de imagens, mostrou ao público como a região é vista do exterior.

Um exterior que tanto pode ser de outros continentes como de outros estados brasileiros. “Sempre houve essa coisa dupla: um paraíso de abundância sem fim e o problema dos indígenas que não querem entregar as terras. Esse era o pensamento do século 16. Já em 1990 estoura esse comércio simbólico, ligado à imagem da floresta, que apenas se aprofundou nos últimos anos”, comenta.

O público fez questão de participar do debate. Alunos e professores de todas as áreas do conhecimento contribuíram com suas próprias visões e pesquisas. Entre os temas trazidos à tona, a influência da tecnologia e de uma vida cercada de produtos industrializados; as mudanças no modo de vida dos povos indígenas. “Acredito que as respostas para todas essas questões têm que vir do próprio povo, que deve refletir, gerar ideia, ações”, afirmou Candance.

Após este encontro a professora segue em viagem com a equipe da Fundação Cultural Tancredo Neves (FCPTN/Centur) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) para as programações do Encontro Internacional do Ifnopap, que irão ocorrer de 31 de julho a 9 de agosto. O projeto é pensado para promover o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão para as comunidades ribeirinhas não atendidas pelos campi da UFPA.

As programações desta 18ª edição serão a bordo do Amazon Star, que irá fazer o trajeto Belém - Oriximiná - Santarém - Belém, bem como nos municípios de Oriximiná e de Santarém.

Luiz Flávio
Fundação Cultural do Pará “Tancredo Neves"

ASSUNTOS RELACIONADOS
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.