Obra do escritor Milton Hatoum é destaque no Salão do Livro em Santarém

José Olímpio Bastos autografou os livros que ressaltam a importância da consciência cidadã

A estudante de Letras Márcia Paiva aprovou a palestra sobre a obra de Milton Hatoum

O escritor e publicitário Pedro Galvão destacou a qualidade do texto e o lado comovente das histórias escritas por Milton Hatoum

O cantor Alfredo Reis animou o público que assistiu à palestra do radialista Gian Carlos

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 25/08/2014 19:40:00

“A literatura é uma forma de conhecimento de nós mesmos e dos outros”. A definição é do amazonense Milton Hatoum, escritor homenageado no VII Salão do Livro, que ocorre até o próximo domingo (31), no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade de Santarém, oeste do Pará. Considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil, a obra do romancista foi destaque na palestra “Uma leitura de Milton Hatoum”, ministrada pelo também escritor Pedro Galvão.

Diante de uma plateia formada principalmente por jovens, na biblioteca da Escola do Parque, Pedro Galvão abordou a obra premiada de Milton Hatoum. “Dei uma visão da obra dele, da qualidade do texto, do lado comovente das histórias que ele constrói. Foi um bate-papo inicial, formador, que pudesse estimular neles o interesse pela leitura, que é fundamental para a construção da vida de cada um desses rapazes e dessas mocinhas que estavam aqui hoje”, destacou o palestrante.

Aluna do curso de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Márcia Paiva ouviu com atenção cada detalhe, e saiu satisfeita com as informações. “Foi muito gratificante a fala dele, pelas experiências que teve com os livros e pelas impressões e percepções a respeito das obras”, comentou a estudante.

Descendente de libaneses e ex-professor de Literatura na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, Milton Hatoum aborda em seus livros a temática dos conflitos familiares. Suas obras já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidas em oito países, incluindo Itália, Estados Unidos, França e Espanha.

 Cidadania - Em seguida, o superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Pará, José Olímpio Bastos, falou sobre “Voto Cidadão” – projeto criado em 2010 que alcança diversos públicos por meio de livros, cartilhas, vídeos educativos e até peça teatral. “A grande importância é passar para cada cidadão que ele é o elo mais representativo do processo, porque tem a força do voto. Por isso, a gente demonstra para essas pessoas que são elas que pagam todo o Erário, quando consomem. Se é delas o dinheiro, é fundamental que votem com extrema consciência”, ressaltou José Olímpio Bastos, autor de “Senhor Cidadão, Você é o Patrão” e “A Força do Cidadão”. Ele participou de uma sessão de autógrafos das duas obras, que foram oferecidas aos estudantes presentes no estande da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Ao som do violão do cantor e compositor Alfredo Reis, outro grupo de estudantes assistiu à palestra do radialista Gian Carlos. Sob a mediação do escritor Daniel Leite, Gian Carlos abriu o papo-cabeça da sétima edição do Salão do Livro. “Esses jovens precisam saber um pouco sobre autoestima, que é estarmos bem com a gente mesmo, com o que somos, e sobre a motivação que vai servir para a vida deles”, destacou.

A programação do Salão do Livro ainda oferecerá ao público debates sobre obesidade e qualidade de vida, ergonomia no ambiente de trabalho, DST e Aids, arte literária na Amazônia e diálogo sobre experiência de arte pública em oficinas de esculturas em Santarém.

Serviço: O VII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas acontece até o dia 31, de segunda a sexta-feira, das 09 às 22 h, e aos sábados e domingos, das 15 às 22 h. A entrada é gratuita. O Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n.

Mayron Gouvêa
Secretaria de Estado de Comunicação

ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Cultura
    26/11/2014 | 19:40
    Grupo Iaçá apresenta o espetáculo 'Todo rio é minha rua' na Estação
  • Cultura
    26/11/2014 | 17:36
    Estação das Docas recebe espetáculo do projeto Palco Giratório
  • Cultura
    26/11/2014 | 11:25
    Exposição em homenagem aos 400 de Belém terá obras de alunos do Curro Velho
  • Cultura
    26/11/2014 | 10:05
    Expresso Viação Curro Velho se enche com as cores de Belém
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.