População de Outeiro comemora melhorias na área de saúde e saneamento

Em Outeiro, a Unidade Municipal de Saúde da ilha está sendo reformada sistematicamente, para não paralisar os atendimentos à população.

O prédio da UMS de Outeiro está recebendo nova pintura, substituição dos forros, nova sala de curativos, de médicos e triagem

Também está sendo construída uma sala para atendimento exclusivo de pacientes com tuberculose, o que antes não havia,

A rua Orquídea, com 951 metros de extensão, é outra via que também está sendo preparada para receber os serviços de drenagem e pavimentação.

Na rua das Mangueiras o serviço envolve a preparação de quase um quilômetro e meio de rua, com a instalação de galerias para escoamento da água das chuvas e esgoto

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 03/09/2014 18:50:00

A Prefeitura de Belém está levando uma série de melhorias infraestruturais aos distritos da capital. As áreas de saúde e saneamento tem recebido atenção especial. Em Outeiro, a Unidade Municipal de Saúde da ilha está sendo reformada sistematicamente, para não paralisar os atendimentos à população. Na rua das Mangueiras as obras de drenagem avançam rapidamente para que a via possa ser asfaltada. Os moradores da rua Orquídeas também serão beneficiados. Depois de passar por adequações, o projeto de drenagem e pavimentação da área será executado ainda este mês,

O prédio da UMS de Outeiro está recebendo nova pintura, mas as mudanças nao param por aí.  O forro de todos os compartimentos já está sendo substituído, eliminando o problema que havia com a infestação de  cupins. Também está sendo construída uma sala para atendimento exclusivo de pacientes com tuberculose, o que antes não havia, e as salas de curativos e de urgência e emergência passam por readequações, assim como a farmácia da unidade.

O diretor da UMS de Outeiro, Orlando da Silva Santos Junior, destacou que a unidade ganhará, ainda, uma sala de triagem para os enfermeiros e um gabinete de atendimento para os médicos - antes tudo era feito no mesmo espaço. "Toda essa transformação é para garantir melhor atendimento à população, além de oferecer um serviço mais humanizado aos mais de 500 pacientes que atendemos diariamente", ressaltou.

A diarista Maria do Socorro Nunes, 32 anos, sempre que precisa busca atendimento na unidade de saúde e diz que está ansiosa para ver o resultado da reforma. "Acho ótimo esse trabalho que a Prefeitura está fazendo aqui. Melhor ainda foi não terem fechado o posto de saúde. Outro prefeito nem ia tre esse trabalho, já ia logo fechar tudo", comentou.

Vias ganham drenagem e asfaltamento

As obras de saneamento também avançam no distrito. A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) intensificou os trabalhos de drenagem na rua das Mangueiras. O serviço,  que costuma se estender por alguns meses, é complexo, já que envolve a preparação de quase um quilômetro e meio de rua, com a instalação de galerias para escoamento da água das chuvas e esgoto, para que, só então,a via receba nova pavimentação, com meio fio e calçadas.

Moradores do local, que antes conviviam com a lama no período do inverno, e com a poeira, no verão, agora sonham com a conclusão das obras. "A gente que já vive aqui há muitos anos sabe das dificuldades. Todo mundo quer morar em uma rua asfaltada, limpa e segura. É muito bom saber que um prefeito está olhando por nós", contou Manoel Almeida, 47 anos.

A rua Orquídea, com 951 metros de extensão, é outra via que também está sendo preparada para receber os serviços de drenagem e pavimentação.

Dandara de Almeida
Coordenadoria de Comunicação Social

ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Cidadania
    20/11/2014 | 18:03
    Hospital Regional do Marajó já oferece Certidão de Nascimento
  • Saúde
    20/11/2014 | 13:48
    Segundo dia D de vacinação será realizado neste sábado
  • Cidadania
    19/11/2014 | 18:07
    Hemopa promove campanha externa de doação com apoio da Polícia Civil
  • Saúde
    19/11/2014 | 17:51
    Hospital Regional Público do Leste adere ao Novembro Azul
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.