Ação integrada combate alagamentos no Marco e Terra Firme

Mais de 200 agentes de limpeza urbana da PMB, 40 caçambas e escavadeiras trabalham para facilitar o escoamento da água.

Os serviços de dragagem e limpeza estão sendo realizados nos canais das travessas Leal Martins, Vileta, Timbó, União e Avenida Celso Malcher.

A PMB intensificou a fiscalização em locais de despejo de lixo e entulho, sobretudo próximo de cursos d’água.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 09/09/2014 16:45:00

A Prefeitura de Belém iniciou mais uma etapa de limpeza dos canais que compõem a bacia do Tucunduba, responsável pela drenagem nos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá e Canudos.

O trabalho de limpeza foi intensificado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) nesta terça-feira, 9, após a retirada de 30 casas construídas precária e irregularmente sobre o Canal do Tucunduba, o que impedia os serviços de dragagem e limpeza. “A indenização e o remanejamento dessas famílias estão sendo feitos pela equipe do governo do Estado, que já iniciou obras de Macrodrenagem na Bacia do Tucunduba, partindo da Passagem São Domingos em direção à Vileta”, explicou o secretário em exercício da Sesan, Janary Pinheiro.

Mais de 200 agentes de limpeza urbana da PMB, 40 caçambas e escavadeiras trabalham para facilitar o escoamento da água. “Na próxima semana iniciaremos a terraplenagem e o asfaltamento das ruas que margeiam os canais. O nível dessas vias será elevado em até 40 centímetros, com a finalidade de reduzir pontos de acúmulo de água”, antecipa Pinheiro.

O trabalho articulado traz resultados imediatos e definitivos para beneficiar os moradores. “Enquanto o governo do Estado atua na retificação do Tucunduba, a Prefeitura trabalha na recuperação das muretas de proteção, asfaltamento, limpeza e dragagem para melhorar o saneamento em todo o bairro”, explica o secretário em exercício.

Os serviços de dragagem e limpeza estão sendo realizados nos canais das travessas Leal Martins, Vileta, Timbó, União e Avenida Celso Malcher.

A autônoma Marlucy Figueiredo, 51, moradora da Passagem Maria Aguiar, reconhece que as obras estão surtindo efeito. “Dá para perceber que a água está correndo com mais velocidade. É importante esse serviço de limpeza porque o período de chuvas mais fortes está pra começar”, avalia.

Ainda esta semana, uma balsa de dragagem começa a operar no Canal do Tucunduba, entre as travessas Jabatiteua e Vileta. O equipamento é capaz de retirar grandes quantidades de material acumulado no fundo do canal, melhorando a capacidade de armazenamento e fluxo de água.

Também para reduzir os alagamentos, a PMB intensificou a fiscalização em locais de despejo de lixo e entulho, sobretudo próximo de cursos d’água. “Neste aspecto necessitamos do apoio da população, que deve sempre entrar em contato com a Sesan através da Central 156 e agendar o recolhimento do entulho. A Sesan faz a sua parte, mas é preciso que a população também faça a parte dela, nos ajudando a manter esses locais limpos”, destacou o secretário Janary Pinheiro.

Macrodrenagem - O projeto de Saneamento Integrado do Tucunduba, iniciado pelo governo do Estado, consiste na retificação do canal desde a Passagem São Domingos até a Travessa Vileta, com obras de alargamento e a correção do leito do Igarapé Tucunduba.

As dimensões do canal existente estão sendo alteradas, com objetivo de aumentar a capacidade de vazão. As laterais serão revestidas com placas de concreto pré-moldado e as vias totalmente pavimentadas, com duas faixas de tráfego, ciclofaixa e calçada nos dois lados. A obra tem previsão de dois anos para execução e prevê a desapropriação de mais de mil imóveis ao longo do canal.

women looking to cheat website married men who have affairs
Lauro Lima
Secretaria Municipal de Saneamento

ASSUNTOS RELACIONADOS
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.