Ação integrada combate alagamentos no Marco e Terra Firme

Mais de 200 agentes de limpeza urbana da PMB, 40 caçambas e escavadeiras trabalham para facilitar o escoamento da água.

Os serviços de dragagem e limpeza estão sendo realizados nos canais das travessas Leal Martins, Vileta, Timbó, União e Avenida Celso Malcher.

A PMB intensificou a fiscalização em locais de despejo de lixo e entulho, sobretudo próximo de cursos d’água.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 09/09/2014 16:45:00

A Prefeitura de Belém iniciou mais uma etapa de limpeza dos canais que compõem a bacia do Tucunduba, responsável pela drenagem nos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá e Canudos.

O trabalho de limpeza foi intensificado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) nesta terça-feira, 9, após a retirada de 30 casas construídas precária e irregularmente sobre o Canal do Tucunduba, o que impedia os serviços de dragagem e limpeza. “A indenização e o remanejamento dessas famílias estão sendo feitos pela equipe do governo do Estado, que já iniciou obras de Macrodrenagem na Bacia do Tucunduba, partindo da Passagem São Domingos em direção à Vileta”, explicou o secretário em exercício da Sesan, Janary Pinheiro.

Mais de 200 agentes de limpeza urbana da PMB, 40 caçambas e escavadeiras trabalham para facilitar o escoamento da água. “Na próxima semana iniciaremos a terraplenagem e o asfaltamento das ruas que margeiam os canais. O nível dessas vias será elevado em até 40 centímetros, com a finalidade de reduzir pontos de acúmulo de água”, antecipa Pinheiro.

O trabalho articulado traz resultados imediatos e definitivos para beneficiar os moradores. “Enquanto o governo do Estado atua na retificação do Tucunduba, a Prefeitura trabalha na recuperação das muretas de proteção, asfaltamento, limpeza e dragagem para melhorar o saneamento em todo o bairro”, explica o secretário em exercício.

Os serviços de dragagem e limpeza estão sendo realizados nos canais das travessas Leal Martins, Vileta, Timbó, União e Avenida Celso Malcher.

A autônoma Marlucy Figueiredo, 51, moradora da Passagem Maria Aguiar, reconhece que as obras estão surtindo efeito. “Dá para perceber que a água está correndo com mais velocidade. É importante esse serviço de limpeza porque o período de chuvas mais fortes está pra começar”, avalia.

Ainda esta semana, uma balsa de dragagem começa a operar no Canal do Tucunduba, entre as travessas Jabatiteua e Vileta. O equipamento é capaz de retirar grandes quantidades de material acumulado no fundo do canal, melhorando a capacidade de armazenamento e fluxo de água.

Também para reduzir os alagamentos, a PMB intensificou a fiscalização em locais de despejo de lixo e entulho, sobretudo próximo de cursos d’água. “Neste aspecto necessitamos do apoio da população, que deve sempre entrar em contato com a Sesan através da Central 156 e agendar o recolhimento do entulho. A Sesan faz a sua parte, mas é preciso que a população também faça a parte dela, nos ajudando a manter esses locais limpos”, destacou o secretário Janary Pinheiro.

Macrodrenagem - O projeto de Saneamento Integrado do Tucunduba, iniciado pelo governo do Estado, consiste na retificação do canal desde a Passagem São Domingos até a Travessa Vileta, com obras de alargamento e a correção do leito do Igarapé Tucunduba.

As dimensões do canal existente estão sendo alteradas, com objetivo de aumentar a capacidade de vazão. As laterais serão revestidas com placas de concreto pré-moldado e as vias totalmente pavimentadas, com duas faixas de tráfego, ciclofaixa e calçada nos dois lados. A obra tem previsão de dois anos para execução e prevê a desapropriação de mais de mil imóveis ao longo do canal.

Lauro Lima
Secretaria Municipal de Saneamento

ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Saneamento
    11/08/2014 | 20:09
    Cosanpa inicia obra que vai levar água para 220 mil pessoas em Santarém
  • Pará em Obras
    21/06/2014 | 11:35
    Estação de Tratamento do Una beneficiará cerca de 500 mil pessoas
  • Saneamento
    02/05/2014 | 20:06
    Marabá tem a mais moderna Estação de Tratamento de Água do Pará
  • Saneamento
    08/04/2014 | 20:15
    Cosanpa moderniza sistema e garante regularidade de abastecimento em Santarém
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.