Botos finalizam preparativos para o Çairé 2014 em Alter do Chão

Barracão do boto Cor de Rosa, onde uma equipe de doze artistas plásticos, liderada por Neto Barbosa, ultima os preparativos da apresentação

A estrutura do Sairódromo já está montada. Ele recebe, além das apresentações dos botos, shows regionais e nacionais, entre eles Pinduca

O artista plástico Artur Góes comanda uma equipe de outros dez colegas que trabalham os detalhes finais das alegorias e fantasias do boto Tucuxi

Segundo o artista plástico Neto Barbosa, do boto Cor de Rosa, a agremiação promete levar o título esse ano defendendo o tema "Puxirum da Amazônia"

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 10/09/2014 20:31:00

Artistas plásticos ultimam os preparativos para as apresentações dos botos Cor de Rosa e Tucuxi durante o Çairé 2014, em Alter do Chão, no município de Santarém, no oeste paraense. A festa, considerada a maior e mais antiga manifestação cultural do Baixo Amazonas, se inicia nesta quinta-feira (11) com o ritual do levantamento dos mastros e tem, na noite de sábado (13), a apresentação dos botos. Os galpões, entregues recentemente pelo governo do Estado às agremiações, são os locais onde se concretizam as ideias que vão dar vida aos enredos que serão apresentados no Sairódromo.

Tinta, solda, pano, plumas, penas, borracha, cola, lápis, isopor e criatividade são os ingredientes que estão dando forma e alma às alegorias do boto Tucuxi, que vai defender o tema "Çairé pra dançar!". O artista plástico Artur Góes comanda uma equipe de outros dez colegas que trabalham os detalhes finais das alegorias e fantasias que serão usadas durante a apresentação. Segundo ele, quatro carros serão usados e vão surpreender os visitantes e turistas.

"O Tucuxi é o atual campeão, não podemos fazer feio. Nossos carros já estão prontos, estamos fazendo o ensaio geral e nossa apresentação será uma das mais belas comparadas às nossas outras apresentações. Vai ter muito movimento e beleza no Sairódromo", garantiu Góes.

Ao lado está o galpão do concorrente, o boto Cor de Rosa. Vencedor da edição de 2012 do Festival dos Botos, a agremiação promete levar o título esse ano defendendo o tema "Puxirum da Amazônia". Uma equipe de doze artistas plásticos, liderada por Neto Barbosa, ultima os preparativos da apresentação. "O trabalho está sendo finalizado. Vamos fazer uma bela apresentação, explorando o encante do boto na água e na terra. O momento do puxirum. Nossas alegorias vão interagir proporcionando um belo momento aos turistas. Esse ano o título vem para o Cor de Rosa", garante Barbosa.

O Tucuxi será o primeiro a se apresentar na noite de sábado. Os dois botos têm uma hora e meia para desenvolverem seus enredos. Um corpo de jurados vai apreciar e julgar os 16 itens que serão apresentados. A estrutura do Sairódromo já está toda montada. Ele recebe, além das apresentações dos botos, shows regionais e nacionais. Este ano, as atrações são Pinduca, Solteirões do Forró, Psirico e Chiclete com Banana.

O acesso à vila balneária de Alter do Chão, distante 40 quilômetros do centro de Santarém, pode ser feito pelo rio Tapajós ou pela rodovia estadual Everaldo Martins (PA-457), que está em ótimo estado de trafegabilidade. Os turistas que vão prestigiar a festa este ano só não ficarão totalmente satisfeitos com as praias até agora reveladas pelo rio Tapajós. A Ilha do Amor em frente à vila oferece pouca extensão de areia em virtude da grande cheia deste ano. Apesar disso, todas as pousadas e hotéis estão lotados. Mais de 100 mil pessoas devem passar pela vila durante os cinco dias do festival.

"Cheguei ontem, mas fiz minha reserva no início do ano por saber da dificuldade. É minha terceira participação no Çairé e devo voltar em 2015. Este ano, trouxe comigo três amigas para conhecerem essa beleza de festa", diz a turista Ana Clara Moreira, de São Paulo (SP). Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Santarém, já estão disponíveis 50 ônibus para atender à demanda de passageiros de Santarém até Alter do Chão, durante a festa do Çairé. A frota foi aumentada e pode chegar a 80 veículos.

As passagens terão o mesmo preço praticado na linha, de R$ 2,50, e a orientação é de que os ônibus saiam de Santarém no momento em que for completada a lotação. A maior demanda de passageiros será no sábado (13).

Alailson Muniz
Secretaria de Estado de Comunicação

TAGS
ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Cultura
    19/12/2014 | 15:42
    IAP encerra Circuito das Artes com apresentações em Belém e Ananindeua
  • Noite musical
    19/12/2014 | 13:58
    Concerto de Natal reúne grande público em Icoaraci
  • Cultura
    18/12/2014 | 17:49
    Gravações de curta-metragem sobre a Vila da Barca são concluídas
  • Economia
    18/12/2014 | 15:28
    I Mostra Criativa em Bragança quer impulsionar o artesanato no nordeste paraense
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.