Mangal realiza programação alusiva ao Dia da Árvore

O Mangal das Garças preparou uma manhã recreativa para celebrar o Dia da Árvore, que inclui espetáculo teatral, oficinas e distribuição de mudas.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 19/09/2014 11:23:00

Elas melhoram a qualidade do ar que respiramos, fornecem moradia e alimento para diversos animais, nos dão frutos e sombra e ainda enfeitam a paisagem. As árvores merecem toda atenção e cuidado. Por isso, o dia 21 de setembro é dedicado a elas. Espaço onde o visitante tem a chance de ficar bem mais perto da natureza, o Mangal das Garças preparou uma manhã recreativa para celebrar a data, que inclui espetáculo teatral, oficinas e distribuição de mudas.

Realizada pela Organização Social Pará 2000, que administra o parque zoobotânico, a programação é gratuita e voltada a toda família. Quem abre a programação é a Trupe de Bubuia, com os palhaços Rubilota, Chorona, Jojoca e Pierierieca, que vão conduzir o público por uma história divertida e repleta de lições de cuidados com a natureza. O espetáculo interativo “Maninho, cadê as árvores?” conta a história de um palhaço que pretende destruir uma árvore para construir um quarto maior, mas que aos poucos compreende a importância dela para o meio ambiente e para sua própria vida.

Integrante da Trupe, Joecio Lima conta que a ideia da história surgiu com a percepção das mudanças climáticas na capital paraense: “Foi uma inquietação nossa e de outras pessoas em relação ao clima. Ao notarmos que o tempo está ficando cada vez mais quente, pesquisamos a importância da preservação das árvores. Com isso, queremos passar a mensagem de cuidado e respeito com o meio ambiente e fazer o público refletir sobre questões como o reflorestamento”.

Além do espetáculo, a programação inclui o Momento EcoZoo, onde os tratadores do Mangal escolhem um dos animais que vivem no parque para mostrar ao público como vivem. O animal escolhido desta vez foi a iguana. Após a apresentação, a plateia vai poder estimular a criatividade, participando de Oficina de Topiaria Artesanal com utilização de materiais recicláveis, a fim de promover a consciência ecológica por meio da reutilização.

Os ensinamentos referentes ao cuidado com as árvores serão colocados em prática após a programação, com a distribuição de 150 mudas para as crianças plantarem sua própria árvore. A iniciativa é uma forma de incentivo à educação ambiental, que é um dos principais objetivos do parque, como destaca a presidente da OS Pará 2000, Gabriela Landé: “Nós, da Pará 2000, acreditamos na importância do Mangal como instrumento de educação ambiental e de formação de cidadãos conscientes do cuidado e preservação do meio ambiente. Por isso, em datas assim sempre promovemos programações lúdicas, com linguagem de fácil acesso e que envolvam não só a criança mas toda sua família”. O evento conta com o apoio das secretarias Municipal (Semma) e Estadual (Sema) de Meio Ambiente e do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor).

Serviço: Dia da Árvore no Mangal, com o espetáculo “Maninho, cadê as árvores?” da Trupe de Bubuia, oficinas de artesanato com materiais recicláveis e distribuição de mudas. Neste domingo, 21 de setembro, a partir de 10h30, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças (Passagem Carneiro Rocha, s/n - Cidade Velha). Informações: (91) 3242-5052. Entrada gratuita.

Camila Barros
Organização Social Pará 2000

ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Em Salinas
    21/11/2014 | 19:56
    Moradores aprovam a criação do Momunento Natural do Atalaia
  • Meio ambiente
    20/11/2014 | 17:20
    Governo do Pará divulga lista de áreas desmatadas a fim de coibir a "grilagem" de terras
  • Meio ambiente
    19/11/2014 | 15:42
    Moradores de Algodoal aprovam nova unidade de conservação em consulta pública
  • Meio ambiente
    18/11/2014 | 16:40
    Sema indeniza ex-ocupantes do Parque Serra das Andorinhas
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.