Mostra VerCiência, no Cine Olympia, integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A mostra de vídeos é mais uma ação da Secti que levará aos estudantes o conhecimento científico

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 04/10/2014 10:35:00

No período de 14 a 17 de outubro, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizará uma mostra de vídeos educativos no Cine Olympia, em Belém, com entrada gratuita. O projeto, intitulado “Mostra VerCiência”, integrará a programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento anual coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo objetivo é incentivar ações em todo o País para democratizar o acesso ao conhecimento científico.

O projeto VerCiência surgiu em 1994, a partir de uma iniciativa da produtora brasileira VideoCiência, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, e conta com patrocínio nacional da Petrobras e o apoio do MCTI. Neste ano, a Secti aderiu ao projeto para promover e incentivar a divulgação científica de forma atraente e como entretenimento cultural de qualidade pela televisão, internet e outros meios audiovisuais.

Programação – A Mostra contará com a exibição de documentários educativos, incluindo quatro episódios da websérie “Isto é Matemática”, feito pela Sociedade Portuguesa de Matemática, para mostrar de que forma os conceitos matemáticos estão contextualizados no cotidiano das pessoas.

Entre os documentários está “Nascentes, preservação da vida”, sobre as nascentes e os desafios para sua preservação; o “Ciclo da Borracha no Brasil”, que conta a história de vida dos seringueiros da Região Norte; “Se não me falha a memória”, sobre o desenvolvimento da memória, do nascimento à morte, e o “Bom Jeitinho Brasileiro: José Ferreira de Paraty”, que retrata as ações do pernambucano José Ferreira, criador do projeto Sustentabilidade e Qualidade de Vida na Serra da Bocaina, no Rio de Janeiro.

O Projeto VerCiência conta com a parceria de emissoras e produtoras estrangeiras, como a BBC (Reino Unido), WGBH (Estados Unidos), NHK (Japão), TVE (Espanha), Gedeon (França), TV Nacional do Chile, SIC (Portugal) e emissoras brasileiras, como TV Globo, Canal Futura, GloboNews, TV Brasil, TV Cultura, SBT, Rede Amazônica, MultiRio e Canal Saúde.

As sessões da Mostra VerCiência acontecerão sempre das 17 às 18 h, com entrada franca. A programação completa e a sinopse dos vídeos a serem exibidos estão disponíveis no endereço: http://secti.pa.gov.br/sites/default/files/DataMostraVerCi%C3%AAncia.pdf.

Serviço: Mostra VerCiência. De 14 a 17 de outubro, das 17 às 18 h, no Cine Olympia – Avenida Presidente Vargas, 918, bairro da Campina. Entrada franca.

Igor  de Souza
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação

ASSUNTOS RELACIONADOS
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.