PMB cria ação digital “Belém da Fé” para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré

A ação foi criada para que cada devoto contribua com os registros feitos durante o Círio.

As fotos feitas pelos devotos com as hashtags

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 07/10/2014 15:02:00

Em tempos de compartilhar notícias, fotos e vídeos, a Prefeitura de Belém preparou para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano, a ação digital “Belém da Fé”. Nela, todos os que acompanham as procissões da festividade poderão interagir junto com a PMB.

A ação foi criada para que cada devoto contribua com os registros feitos durante o Círio. “Uma das maiores manifestações religiosas do mundo tem que ser compartilhada em todo o planeta", pontua Manoel Leite, responsável pelo Núcleo de Comunicação Digital da PMB.

Entre as novidades do projeto está a instalação de telões de LED que serão dispostos ao longo do percurso das procissões. Neles serão exibidas as fotos feitas pelos devotos associadas às hashtags #belemdafe e #deolhonocirio. “As pessoas que usarem essas hashtags em suas publicações, tanto no contexto religioso, quanto no profano - como no dia do Auto do Círio, por exemplo - poderão ter suas imagens exibidas, além do telão, também na fan page oficial da Prefeitura de Belém e no perfil oficial da PMB no Instagram”, detalha Manoel. Registros da culinária paraense e dos pontos turísticos da capital também estão incluídos na ação.

Convidados

Outra novidade preparada para este ano é a participação de quatro blogueiros e celebridades conhecidos entre os internautas, que devem disseminar pela web a devoção dos paraenses durante a programação do Círio de Nazaré. Entre os convidados estão a apresentadora de TV Olga Bongiovanni, a blogueira Bic Müller, Victor Oliveira e Jorge Bentes. “Escolhemos essas pessoas pela constante presença que elas têm nas redes sociais”, explica Manoel Leite. “Com o registro feito pelos convidados conseguiremos dar maior amplitude ao nosso principal objetivo nesta ação, que é levar a festa do Círio de Nazaré para todos os cantos do mundo”, completa.

Aplicativo

Para os devotos que querem acompanhar a localização exata da imagem peregrina durante a procissão a opção é baixar o aplicativo “Círio de Nazaré 2014”. A ferramenta, criada pela Prefeitura de Belém, em parceria com a diretoria da festa de Nazaré, exibe também as curiosidades do Círio, orações e músicas da quadra nazarena. O aplicativo é gratuito e já está disponível nas lojas da Apple Store e Google Play.

Para os turistas que estiverem em Belém, o aplicativo exibe um mapa com os locais turísticos da cidade e informações sobre a culinária paraense, principalmente os pratos típicos preparados durante o Círio de Nazaré.

Segundo pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio Econômicos do Pará (Dieese), cerca de 82 mil turistas devem ser recebidos este ano na capital paraense.

Adriana Pereira
Coordenadoria de Comunicação Social

ASSUNTOS RELACIONADOS
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.