PMB cria ação digital “Belém da Fé” para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré

A ação foi criada para que cada devoto contribua com os registros feitos durante o Círio.

As fotos feitas pelos devotos com as hashtags

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 07/10/2014 15:02:00

Em tempos de compartilhar notícias, fotos e vídeos, a Prefeitura de Belém preparou para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano, a ação digital “Belém da Fé”. Nela, todos os que acompanham as procissões da festividade poderão interagir junto com a PMB.

A ação foi criada para que cada devoto contribua com os registros feitos durante o Círio. “Uma das maiores manifestações religiosas do mundo tem que ser compartilhada em todo o planeta", pontua Manoel Leite, responsável pelo Núcleo de Comunicação Digital da PMB.

Entre as novidades do projeto está a instalação de telões de LED que serão dispostos ao longo do percurso das procissões. Neles serão exibidas as fotos feitas pelos devotos associadas às hashtags #belemdafe e #deolhonocirio. “As pessoas que usarem essas hashtags em suas publicações, tanto no contexto religioso, quanto no profano - como no dia do Auto do Círio, por exemplo - poderão ter suas imagens exibidas, além do telão, também na fan page oficial da Prefeitura de Belém e no perfil oficial da PMB no Instagram”, detalha Manoel. Registros da culinária paraense e dos pontos turísticos da capital também estão incluídos na ação.

Convidados

Outra novidade preparada para este ano é a participação de quatro blogueiros e celebridades conhecidos entre os internautas, que devem disseminar pela web a devoção dos paraenses durante a programação do Círio de Nazaré. Entre os convidados estão a apresentadora de TV Olga Bongiovanni, a blogueira Bic Müller, Victor Oliveira e Jorge Bentes. “Escolhemos essas pessoas pela constante presença que elas têm nas redes sociais”, explica Manoel Leite. “Com o registro feito pelos convidados conseguiremos dar maior amplitude ao nosso principal objetivo nesta ação, que é levar a festa do Círio de Nazaré para todos os cantos do mundo”, completa.

Aplicativo

Para os devotos que querem acompanhar a localização exata da imagem peregrina durante a procissão a opção é baixar o aplicativo “Círio de Nazaré 2014”. A ferramenta, criada pela Prefeitura de Belém, em parceria com a diretoria da festa de Nazaré, exibe também as curiosidades do Círio, orações e músicas da quadra nazarena. O aplicativo é gratuito e já está disponível nas lojas da Apple Store e Google Play.

Para os turistas que estiverem em Belém, o aplicativo exibe um mapa com os locais turísticos da cidade e informações sobre a culinária paraense, principalmente os pratos típicos preparados durante o Círio de Nazaré.

Segundo pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio Econômicos do Pará (Dieese), cerca de 82 mil turistas devem ser recebidos este ano na capital paraense.

Adriana Pereira
Coordenadoria de Comunicação Social

ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Aniversário
    12/01/2015 | 14:37
    Programação especial marca os 10 anos do Mangal das Garças
  • Belém: 399 anos
    12/01/2015 | 08:50
    Pontos turísticos contam a história de Belém e estimulam o destino Pará
  • Comemoração
    10/01/2015 | 13:14
    Programação especial celebra os 10 anos do Mangal das Garças
  • Turismo
    09/01/2015 | 17:09
    Setur entrega inventário turístico de Santa Izabel
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.