Centro de Saúde Escola participa da campanha Outubro Rosa

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 07/10/2014 16:46:00

Durante todo o mês de outubro, o Centro de Saúde Escola (CSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participa da campanha Outubro Rosa, para alertar as mulheres sobre o perigo do câncer de mama. A programação também oferece consultas de ginecologistas e enfermeiros. O CSE fica no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes em mulheres e a quinta causa de morte por câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença. Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente, ficando atrás do câncer do colo do útero. Uma das formas para detecção precoce do câncer de mama, além do autoexame, são os exames clínicos, como a mamografia, que devem ser feitos periodicamente, pois o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

No Centro de Saúde Escola da Uepa, o público feminino também será alertado sobre outras doenças, entre elas, o câncer do colo de útero e as doenças cardiovasculares. Este é o diferencial da campanha deste ano. "Vamos aproveitar que as mulheres estão vindo para a campanha e vamos alertá-las sobre os exames e sobre a importância de procurar um cardiologista, um clínico, verificar pressão, glicemia. Vários exames clínicos e consultas também serão ofertados para a população”, disse a diretora da unidade, Fátima Carrera.

No CSE, a programação será dividida entre consultas, palestras e exames, finalizando com uma caminhada. Durante todo o mês estes serviços serão disponíveis para o público do CSE e os funcionários da unidade.

Confira a programação completa:

- A partir do dia 6, nos períodos da manhã e tarde, consultas com ginecologistas e enfermeiros, exames e palestras informativas;

- Dias 15 e 17: pré-consulta com enfermeiros para mastologista e cardiologista. Caso o profissional perceba a necessidade de encaminhar o paciente para a especialidade, o paciente já faz os exames no próprio CSE;

- Dia 17 (manhã): palestra sobre câncer de mama com Heraldo Pedreira;

- Dia 20 (manhã): palestra sobre a importância da atividade física com Henrique Custódio;

- Dias 21 e 22: Serão feitos exames de eletrocardiograma;

- Dias 23 e 24: Consultas com os cardiologistas e palestra sobre câncer de mama com Djenanne Simonsen e consultas com o mastologista (tarde);

- Dia 29: Consulta com Mastologista;

 - Dia 31: Encerramento com caminhada, café da manhã, palestras dinâmicas e sorteio de brindes. Palestra sobre a importância de práticas corporais e alimentação para a saúde da mulher e palestra sobre reabilitação pélvica (manhã), no auditório da Ueafto.

Serviço: Outubro Rosa no Centro de Saúde Escola da Uepa.Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Endereço: Avenida Rômulo Maiorana, 2.558, Marco. Telefones: (91) 3246-9911/ 3228-0510.

Cacau Bastos
Universidade do Estado do Pará

TAGS
ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Saúde
    22/11/2014 | 21:06
    Motociclistas abrem a programação comemorativa ao Dia Nacional do Doador de Sangue
  • Saúde
    21/11/2014 | 18:18
    Paciente da Psiquiatria do Hospital de Clínicas escreve peça de teatro
  • Cidadania
    20/11/2014 | 18:03
    Hospital Regional do Marajó já oferece Certidão de Nascimento
  • Saúde
    20/11/2014 | 13:48
    Segundo dia D de vacinação será realizado neste sábado
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.