Hemopa mobiliza parceiros e voluntários para campanha de carnaval

Segundo a assistente social Juciara Farias, do Hemopa, o ponto alto da campanha será o show solidário com ritmistas de escolas de samba de Belém

Neste sábado, 7, a Fundação Hemopa dá início à campanha de carnaval, que pretende assegurar o atendimento dos hospitais públicos no período

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 04/02/2015 17:50:00

Neste sábado, 7, a Fundação Hemopa dará início à campanha “No carnaval, use a fantasia de salva-vidas.Doe Sangue”, que se estende até o dia 13. Ano passado, 2.177 voluntários compareceram à sede do hemocentro, em Belém, o que somou 1.584 coletas, que viabilizaram o atendimento de 6.336 pessoas. Este ano, a meta é elevar o quantitativo de doações em 20%, para assegurar o atendimento das solicitações dos hospitais públicos do Pará, no período carnavalesco, quando aumentam as ocorrências hospitalares, especialmente na urgência e emergência.

A equipe de assistentes sociais da Gerência de Captação de Doadores conta com instituições parceiras para alavancar a participação da sociedade civil organizada na campanha, que tem importantes adesões, como o “I RexPa da Doação de Sangue 2015”, de 7 a 13 de fevereiro. Haverá também a campanha nacional “Doe sangue e jogue rúgbi. Faça um try pela vida”, do time de Acemira Rugby Belém, que contará com as doações dos jogadores, torcedores, familiares e amigos, que serão distribuídas entre a sede do hemocentro, em Belém, e no Hemocentro Regional de Castanhal, nos dias 6 e 7.

Segundo a assistente social Juciara Farias, do Hemopa, o ponto alto da campanha do carnaval será o show solidário com ritmistas da bateria das escolas de samba Rancho Não Posso Me Amofiná e Grande Família. Também marcam presença o cantor Jorginho Gomez e a cantora Gina Lobrista. Outras atrações farão parte da folia solidária, entre elas, o Rei Momo do carnaval de Belém, que estará acompanhado de sua corte.

Outras parcerias irão colaborar para o sucesso da campanha: grupo de voluntários do Instituto Áster; torcedores dos times do Corinthians, Flamengo e Vasco; grupo Rock na Veia; Associação da Juventude do Paar; grupo A Partilha, de Benevídes; Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel); Sistema Fiepa/ Sesi; REC Filmes; Pátio Belém e shopping Castanheira, além da imprensa local, que tem papel fundamental na divulgação das ações com incentivo à doação voluntária de sangue.

O atendimento aos voluntários da campanha será agilizado com a ampliação do espaço para doação. O ambulatório será transformado em uma grande sala de coleta, com 28 cadeiras. A campanha do carnaval se estende às seguintes unidades do Hemopa: Castanhal, Santarém, Marabá, Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Capanema e Redenção.

Em Belém, as doações podem ser feitas ainda na Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, que é o mais novo ponto fixo de doação, no térreo da passarela que dá acesso ao shopping na BR-316. O horário de funcionamento é o mesmo do Hemopa em Belém: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menor de 18 anos pode doar somente com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses. A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. Mais informações pelo telefone 0800-2808118.

Vera Rojas
Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará




ASSUNTOS RELACIONADOS
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.