XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro vai homenagear o Qatar, Milton Hatoum e Dorival Caymmi

A diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Brito, anunciou entre as novidades da Feira do Livro o futebol na literatura

Andressa Malcher, coordenadora da Feira Pan-Amazônica, confirmou a participação do escritor francês Roger Chartier

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 23/01/2014 19:32:00

Representantes do mercado editorial paraense participaram na tarde desta quinta-feira (23), no Hotel Sagres, do lançamento da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontecerá entre os dias 30 maio e 8 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Durante o lançamento foram sorteadas as localizações dos estandes entre os expositores, e apresentadas algumas das novidades deste ano para o evento, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Entre as novidades apresentadas estão os nomes do país e do escritor homenageados. “O Qatar é um país novo, que cresceu bastante nesses últimos tempos. Além disso, este ano será o ano do Brasil no Qatar e o ano do Catar no Brasil. Cinco Estados foram escolhidos para receber a programação desse evento, e um deles é o Pará”, informou a diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Brito.

Sobre a escolha do escritor homenageado, Ana Catarina fez uma breve apresentação. “O Milton Hatoum é um escritor da cidade de Manaus (AM), filho de libaneses, e ficou muito feliz com a homenagem”, disse a diretora.

Futebol - Ela antecipou ainda uma parte da programação. “Vamos ter uma programação especial para comemorar o centenário de Dorival Caymmi, vamos falar sobre sustentabilidade, com a presença da apresentadora Regina Casé, e, claro, vamos falar de futebol na literatura, no cinema, nas artes, pois estamos em ano de Copa do Mundo”, ressaltou.

A coordenadora da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, Andressa Malcher, destacou os autores convidados. “Já temos nomes confirmados, como o do escritor francês Roger Chartier, que é muito conceituado, e estará na feira no dia 5 de junho”, antecipou.

O responsável pela organização do evento, juntamente com a Secult, Robério Paulo, pediu aos representantes do mercado editorial que tragam novidades ao público da feira. “Queremos livros bons e baratos para todos, porque essa é uma feira para que todos venham e tragam o melhor”, afirmou.

CredLivro - Arilene Piedade, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) - uma das principais parceiras da Feira Pan-Amazônica do Livro -, destacou que “o CredLivro virou lei, e serão destinados, neste ano, cerca de R$ 4,4 milhões. Os professores receberão o CredLivro no valor de R$ 200,00, para comprar livros”.

Entre os participantes do sorteio estava Ana Ribeiro, sócia de uma editora. “Como proprietária de editora é a segunda vez que participo, e acho fundamental ter contato com cada uma das etapas que envolvem a organização desse grande evento, que é a Feira Pan-Amazônica do Livro”, declarou.

Após a apresentação das novidades para a Feira Pan-Amazônica do Livro foram distribuídas as senhas entre os participantes. Em seguida, foram sorteados os estantes. 

Serviço: XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro. Realização entre os dias 30 de maio e 8 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

Alexandra Cavalcanti
Secretaria de Estado de Cultura

TAGS
ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Transporte
    22/10/2014 | 20:48
    Setran avança na etapa final de reconstrução da ponte sobre o Rio Moju
  • Produção
    22/10/2014 | 19:33
    Pará vai receber material para incremento da produção de citrus
  • Outubro Rosa
    22/10/2014 | 14:50
    Hospital de Tailândia reforça ações de prevenção ao câncer de mama
  • Economia
    22/10/2014 | 17:53
    Polo Joalheiro do Pará servirá de modelo para projeto da Martinica
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.