Cemitério Santa Izabel recebe reforma para o Dia das Mães

Reforma e limpeza do Cemitério de Santa Izabel

Reforma e limpeza do Cemitério de Santa Izabel

Passarelas substituídas por estrutura de concreto

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 11/04/2014 13:45:00

A Prefeitura de Belém, em um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Urbanismo, Meio Ambiente, Saneamento e Economia, está a todo vapor com as obras de melhoria no cemitério Santa Izabel, localizado na Avenida José Bonifácio, no bairro do Guamá.

Os serviços iniciaram na primeira quinzena do mês de março e ainda preveem um novo calçamento na parte da frente do cemitério, onde a calçada com ‘pedramento’, será substituída por piso tátil - padrão das calçadas da capital paraense - e rampa para cadeirantes. "Atualmente a Seurb é responsável por quatro cemitérios de Belém, o Santa Izabel, São Jorge, Soledade e o São José, situado no bairro do Benguí. O primeiro a passar por este trabalho de reparos é o Santa Izabel, por ser um dos mais antigos da capital paraense, ainda realizar sepultamentos e principalmente, pela grande demanda de visitantes", explica o diretor técnico da Seurb, Francisco Damião.

De acordo com o diretor, há pelo menos 30 anos o Santa Izabel não passava por uma obra deste porte. "O prefeito esteve no cemitério, visitou cada parte dele e constatou que realmente era necessário passar por uma reforma, tanto na parte interna, quanto na parte externa. Nosso objetivo é que até a primeira semana de maio, já pensando no feriado do Dia das Mães, esteja tudo pronto para receber os visitantes", ressaltou.

Obra - No cemitério Santa Izabel serão refeitas as passarelas que se encontram danificadas ou que já não existiam mais. Estas serão todas de concreto, pensando na melhor locomoção das pessoas. A capela também passará por reforma, receberá nova pintura, reforma do telhado e recuperação de parte do piso. As grades estão sendo pintadas, o mato do entorno das sepulturas retirado, além da poda das árvores. Placas de identificação das alamedas e mapas serão trocados.

Comércio local - A Secon fará um trabalho de reordenamento dos vendedores de flores e velas que atualmente trabalham na calçada da frente do cemitério.

Para o administrador do cemitério, Roberto Ribeiro, esta obra é de extrema importância, pois, o cemitério Santa Izabel atende a uma demanda muito grande de visitantes, principalmente nos feriados de Finados e Dia das Mães. "Para o Dia das Mães deste ano, esperamos receber de 25 a 30 mil visitantes, os quais já desfrutarão de um espaço renovado e melhorado. Um ambiente totalmente diferente". 

Roberto ressalta que a limpeza e manutenção das sepulturas, 'não são de competência do cemitério', mas sim dos proprietários. "Por lei, não podemos realizar este trabalho de limpeza das sepulturas, isso é de competência do proprietário, que é responsável por cada uma delas. Por isso, pedimos o apoio, e a compreensão da população, no que se refere a este tipo específico de manutenção". 

Parceria - O trabalho integrado entre a Seurb, Semma e Sesan, "é de fundamental importância", ressalta Damião. A Sesan é responsável pela limpeza no entorno das sepulturas, retirada do mato e canaletas, já a Semma, é responsável pela retirada e poda das árvores do lado externo e interno. A Secon entra com a parte de reordenamento de vendedores. "Além disso, o cemitério receberá uma iluminação nova na parte da frente. Trata-se de uma iluminação baixa, semelhante as existentes no Bosque Rodrigues Alves", completou. 

O próximo cemitério a receber a reforma é o São Jorge, localizado no bairro da Marambaia.

Danielle Zuquim
Secretaria Municipal de Urbanismo

TAGS
ASSUNTOS RELACIONADOS
  • Qualificação
    23/10/2014 | 20:15
    Susipe certifica detentos que concluíram cursos do Pronatec
  • Economia
    23/10/2014 | 20:05
    Comitiva da Martinica conhece a produção de joias no Estado
  • Segurança
    23/10/2014 | 19:32
    PM discute plano de cargos e carreira em reunião com policiais de Itaituba
  • Teste
    23/10/2014 | 19:23
    Uepa aplica teste de proficiência em inglês reconhecido internacionalmente
LINKS IMPORTANTES

WEBMAIL AGÊNCIA •  WEBMAIL SECOM •  SGN.NET •  MIDIAIP
Site desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo do Pará.