Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SANTARÉM

PrevBarco vai levar atendimento previdenciário a ribeirinhos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/03/2019 13h30

Fazendo parte da agenda do Programa Governo Por Todo o Pará em Santarém, o governador Helder Barbalho participou, nesta sexta-feira (22), da inauguração do PrevBarco, unidade móvel e flutuante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vai levar atendimento previdenciário às comunidades da região fluvial do oeste do Pará. Helder fez questão de estar no evento e conferir as instalações do barco que irá levar atendimento à população ribeirinha do Estado.

A embarcação batizada de “Barão do Amazonas”, vai contar com oito tripulantes e seis servidores na equipe de atendimento, com estimativa de 1,2 mil atendimentos em cada viagem. O PrevBarco possui sala de espera de atendimento com capacidade para 45 pessoas, seis balcões de atendimento, além da estrutura para a equipe que estiver trabalhando durante os dias a bordo e isso inclui cabines, banheiros e até academia. O barco navegará pelos Rios Tapajós, Trombetas, Amazonas, Nhamundá e Xingu. A primeira viagem será entre os dias 7 e 26 de abril de 2019, para os municípios de Óbidos (PA) e Oriximiná(PA). 

“O PrevBarco é uma agência móvel flutuante e atende todos os serviços que uma agência da Previdência localizada nas cidades. Quando nós fazemos a programação, encaminhamos para as prefeituras da cidade para que seja feita a divulgação e, então, atendemos todas as pessoas que procuram o serviço”, explicou Anne Guedes, gerente do PrevBarco II.  A gerente executiva do INSS em Santarém, Rosemere Andrade, também falou sobre a importância desse serviço. “Ao invés dos segurados virem até Santarém se desgastando, gastando dinheiro com passagem, eles terão a previdência perto deles. Com esse atendimento, vamos levar os direitos a quem têm direito”. 

O projeto PrevBarco existe há 21 anos e já atendeu mais de 600 mil ribeirinhos da região Amazônica. Este será o segundo barco que atuará nos rios do Pará. A segunda viagem do PrevBarco será de 28 de abril a 18 de maio par as cidades de Faro (PA), Terra Santa (PA) e Juruti (PA). Na terceira viagem, a unidade flutuante irá para Senador José Porfírio (PA), Almeirim (PA) e Prainha (PA), no período de 25 de maio a 19 de junho e, na quarta viagem, navegará pelo Rio Tapajós para Brasília Legal e Aveiro (PA).

Por Todo o Pará - O Programa de descentralização da gestão estadual, iniciado em Santarém dia 20, segue até o próximo sábado (23). "Nessa experiência em Santarém tivemos a oportunidade de liberar recursos não apenas para o municípios sede, mas para os demais que fazem parte da região. Concluímos, ontem, um ciclo de reuniões com todas as cidades, já autorizando que obras sejam iniciadas, retomadas e que serviços que estavam prejudicados possam ser restabelecidos. Portanto, esse dinamismo de atuar rapidamente, ouvindo a população e já dando a resposta é o que desejamos. O Governo presente não é só presença física, mas, acima de tudo, a garantia de que os serviços e obrigações do governo possam acontecer e trazer bem estar e qualidade de vida para a população”, ressaltou o governador.