Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POR TODO O PARÁ

Quase 5 mil atendimentos foram feitos na Ação Cidadania em Marabá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/04/2019 14h30

Os portões do Centro de Convenções e Eventos de Marabá foram abertos cedo, nesta sexta-feira (5), para receber a multidão que aguardava ansiosa pela Ação Cidadania. Organizado pela Fundação ParáPaz, o evento reuniu diferentes órgãos do Estado e instituições parceiras, que prestam serviços à população para um dia dedicado ao atendimento ao público. Ao todo, 4.751 atendimentos foram realizados durante a programação.

A presidente da ParáPaz, Ray Tavares, comentou o sucesso da ação. “Hoje, nós conseguimos aumentar a quantidade de serviços de 30 para 37. Foram cinco especialidades de saúde, entregando documentos de identidade, CPF, carteira profissional, primeira e segunda via de certidão de nascimento e certidão de casamento, além dos serviços para o eleitor e atendimento de beleza. A ideia foi reunir, em um só local, os serviços que as pessoas precisam e têm dificuldade de acesso na região”, explicou.  

Os documentos da família de Elisângela estavam todos ilegíveis e, na mesma manhã, todos conseguiram resolver esse problema. “Tirei quatro certidões de nascimento e quatro identidades. Os documentos molharam e as letras estavam apagadas. Eu, minha mãe e meus filhos estamos todos com os documentos novos agora”, disse.

Já a aposentada Lindalva Barbosa aproveitou o dia não só para atualizar documentos, mas também teve um tempinho para cuidar da beleza. “Já cortei meu cabelo, fiz a sobrancelha e ainda tirei minha identidade. Poderia ter sempre. Vou chegar lindona em casa, será que meu marido vai me reconhecer?”, comentou, sorrindo.

Os serviços de saúde foram um dos mais procurados com a oferta de cinco especialidades médicas: cardiologia, urologia, clínica geral, pediatria e ortopedia, além de consulta com nutricionista. As salas do Centro de Convenções se transformaram em consultórios para atender os pacientes. Clemilda Santos trouxe a família e saiu satisfeita. “Vim fazer o cartão do SUS. Consegui consulta para mim e meus dois filhos e, ainda, tomamos vacina contra febre amarela”, comemorou a autônoma.  

Maria de Jesus Silva, 57, sentia dores há algum tempo, mas não conseguia ir ao médico e foi uma das pacientes atendidas na ação. “Consegui me consultar com o cardiologista e o clínico geral. Às vezes, a gente não tem dinheiro para pagar uma consulta e eu consegui de graça e fui muito bem atendida”, ressaltou.

Ao todo, a Ação Cidadania envolveu 31 instituições públicas e privadas, que ofereceram 37 serviços diferentes à população. Entre elas, estavam Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Corpo de Bombeiros e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O governador do Pará, Helder Barbalho, e a esposa Daniela Barbalho visitaram o Centro para conferir de perto a programação. Para recebê-los, teve bolo de aniversário pelos 106 anos de Marabá e apresentação cultural de dança. O governador fez questão de entregar documentos para cidadãos que participavam do evento. “Foi meu maior prazer. Foi uma grande surpresa, estou desde cedo pra conseguir meu documento e recebi agora das mãos do governador do Estado”, disse emocionado Carlos Teixeira, 60.

Credito - Helder Barbalho também entregou os cheques das linhas de créditos no valor de R$ 10 mil, liberados para mototaxistas da região. “Estamos recebendo R$10 mil e as 15 motos. Vai nos ajudar, porque nesse empréstimo a taxa de juros é baixíssima e vamos poder seguir trabalhando tranqüilos e com as nossas motos novas”, comemorou o presidente da Associação dos Mototaxistas Unidos de Marabá, Fred Pereira. 

No palco, Helder Barbalho fez um discurso de agradecimento à população pela acolhida durante os dias do programa Governo Por Todo o Pará, realizado entre os dias 3 e 5 de abril, nas regiões sul e sudeste do estado. “Foi fantástico, muito satisfatório poder ter estado aqui, poder ouvir vocês, deliberar sobre ações importantes para o futuro de Marabá, o futuro da nossa região, do nosso Estado. O compromisso é fazer um governo que olhe por todo o Pará e é isso que estamos fazendo aqui, estamos construindo, juntos, um novo tempo, um tempo de união. Eu e Daniela só temos a agradecer o carinho que recebemos aqui nesses dias de trabalho. Muito obrigado a todos e parabéns Marabá!”.