Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM - BARCARENA

Aplicativo “NavegaAqui” economiza tempo e facilita vida de usuários de embarcações

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/04/2019 13h10

O governo do Estado, através da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) lança, na próxima quarta-feira (17), o aplicativo “NavegaAqui" para os usuários das embarcações que fazem a travessia entre os portos de Belém e Barcarena. O programa, já disponível para Android e até a próxima sexta-feira (19) para iOS, vai auxiliar com informações a quem precisa e depende do serviço de balsas e lanchas para se deslocar entre a capital e os municípios da região afetada após queda da terceira ponte da Alça Viária, no Rio Moju ocorrida na madrugada do último dia 6.

O aplicativo, produzido com informações da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon), é mais uma das ações do governo do Estado, na força tarefa iniciada desde o dia do acidente, que tem como objetivo diminuir os impactos causados pela interrupção do tráfego na Alça Viária. Com o app, os usuários do serviço poderão saber quais portos estão em funcionamento, as embarcações, dias e horários que estarão disponíveis para fazer a travessia, evitando transtornos e diminuindo o tempo de espera.

O gerente de Divisão de Ferramentas de Apoio da Prodepa, Flávio Alves, explica que a iniciativa de criar a aplicação foi do próprio governador Helder Barbalho. “Já tínhamos em operação uma solução chamada ‘Navegando’, mas de uso fechado para empresas de navegação, que serve para monitoramento de embarcações, que foi apresentada ao governador para exemplificar o funcionamento do "NavegaAqui", conta Flávio.

Gustavo Costa, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, diz que a ideia foi se aprimorando até chegar ao novo app. “Casamos a ideia do Navegando com o monitoramento das balsas, surgindo um aplicativo muito útil para o cidadão, que poderá acompanhar em tempo real todas as embarcações com viagem em andamento, bem como a sua geolocalização no mapa”, detalha.

O app também proporcionará o acompanhamento do trajeto, os horários de partida e sua previsão de chegada (de forma visual), permitindo o passageiro saber se vai conseguir chegar a tempo de para pegar a próxima balsa.

Um dos desenvolvedores do aplicativo, Luiz Guilherme Cruz, ressalta a facilidade para ter acesso ao aplicativo. “É leve, funcional e não precisa de cadastro. Basta acessar a loja virtual no celular, baixar e começar a usar”, informa. Hitoshi Yanaguibashi, também desenvolvedor, diz que o app, que é acessível tanto para passageiros, como para motoristas e transportadores de cargas. “Na página inicial existe um mapa onde visualizamos tanto as embarcações que estão circulando quanto os portos. Se o usuário clicar em uma dessas embarcações terá o detalhamento de qual empresa está operando, qual rota está seguindo, de qual porto saiu e para qual está indo, qual o tipo de embarcação, e também se ela transporta carros e caminhões ou apenas pessoas”, explicou. 

Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja virtual do seu celular (Google Play já disponível e Apple Store até a próxima sexta-feira) e pesquisar “NavegaAqui”. A aplicação possui 7MB e é gratuita.

Arcon informa horários e empresas que fazem viagens para Barcarena  

Desde a última segunda-feira (15), a travessia de balsas Belém-Barcarena acontece em três portos da capital: Henvil e Celte, localizados na Avenida Bernardo Sayão e no Porto de Icoaraci, (preferencialmente de veículos pesados).

Nos portos localizados no bairro do Guamá (Henvil e Celte), as balsas saem de hora em hora durante 24hs por dia. Já no Porto de Icoaraci, as saídas são pela manhã e tarde nos seguintes horários: 9h, 11h, 13h,15h.  E de Barcarena com destino a Belém, saindo às  7h, 9h e 11h.