Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO

São João de Pirabas comemora 31 anos com ações de cidadania

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/05/2019 17h23

Mais de 2 mil pessoas foram atendidas em mais uma edição do Ação Cidadania em São João de Pirabas, localizado na região do Salgado, nesta sexta-feira (10), data em que o município completa 31 anos. Serviços de saúde e assistência social começaram a ser oferecidos desde o último sábado (4) pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) e de Saúde Pública (Sespa), Fundação Parápaz e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Durante esta manhã, o governador Helder Barbalho participou da programação, juntamente com o prefeito municipal e várias autoridades. As atividades ocorreram no Campo do Bacuri, em Pirabas. Consultas nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Ortopedia, além de vacinação, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e realização de testes de glicemia, HIV, sífilis e hepatite virais foram oferecidas.

Além disso, a população pode receber atendimento odontológico, aplicação tópica de flúor, kits de higiene bucal e escovação supervisionada; emitir cartão do SUS, carteira de identidade e fazer agendamento para Carteira de Trabalho. Por fim, também foi oferecida orientação jurídica e empresarial, atividades sob a responsabilidade da Defensoria Pública do Estado e do Sebrae, dois grandes parceiros da Fundação Parápaz na realização do evento. 

Para Ray Tavares, presidente do ParáPaz, é mais uma ação de cidadania exitosa, levando benefícios a quem mais precisa. “São 31 anos de São João de Pirabas. Hoje estamos fechando com 2.110 atendimentos. Estamos felizes, pois a população mostra que realmente estamos acertando ao oferecer serviços e, desta forma, sanar uma lacuna nos municípios mais distantes da capital. Parabéns aos moradores, à cidade e vamos continuar levando à população serviços em todas as áreas em parceria com todos os órgãos que pudemos”, ressaltou.

O pirabense Elton Ferreira tirou a segunda via da carteira de identidade e falou da facilidade do serviço na ação. "A identidade foi tirada muito rápido. A ação de cidadania é muito boa. Nosso município precisava desse apoio e a gente agradece ao prefeito e ao governador que estão trabalhando juntos", avaliou o vigilante. 

O chefe do Executivo estadual ratificou a importância de presentear a população por meio da ação. "É fundamental atender a nossa gente. É isso que estamos fazendo aqui, prestando serviço de cidadania, trazendo diversas ações para que a população de Pirabas possa usufruir. Carteira de identidade, serviços de saúde, serviços sociais, de proteção. São políticas do governo sendo ofertadas para que a população de São João de Pirabas possa ser contemplada neste dia de aniversário. E quero reafirmar o meu compromisso de estar junto do município para trabalhar por toda esta gente", frisou Helder Barbalho.

Compromisso – Durante a visita ao munícipio, o governador assumiu o compromisso de reativar o Hospital de Pirabas. A unidade de saúde é particular e está fechada, mas, segundo Helder, a Sespa já está em fase de articulação para que o espaço seja reaberto e que faça atendimento de forma gratuita.

O deputado federal Eduardo Costa disse estar muito feliz em participar da festa de aniversário do município e que acredita na capacidade do governador em mudar a situação do estado, "pela juventude, pelo fato de ele estar sempre disposto a sentir as dores de cada região, de cada município, nós acreditando nessa capacidade, nós estamos vendo acontecer isso nos quatro cantos do estado Pará", analisou.

Outro compromisso assumido foi de levar para São João de Pirabas dois cursos de nível superior em instituições públicas, o de história e de administração. O prefeito do município, Antonio Menezes, conhecido como Tonhão, lembrou das dificuldades na administração pública, devido às chuvas do inverno amazônico, mas que acredita na parceria com o Estado para o avanço de Pirabas. 

"Contar com as autoridades e receber o governador já é sinal de bom relacionamento entre o Estado e o município. Então, nesse momento, temos muito a agradecer, em especial às equipes do ParáPaz, da Sespa e das demais secretarias e órgãos. Hoje, o povo de Pirabas está de parabéns e só temos a agradecer esse apoio do governo com o nosso município", finalizou.