Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Ioepa vai emitir certificado digital nas unidades da Jucepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/05/2019 00h35

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) firmou parceria com a Junta Comercial do Pará (Jucepa) para ampliar a oferta de serviços à população em todo o Estado. O trabalho integrado dos dois órgãos vai garantir aos usuários das Unidades Descentralizadas (UDs) da Jucepa em 30 municípios o acesso à emissão dos certificados digitais nos procedimentos de abertura de empresas.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, a parceria faz parte das estratégias para ampliar a emissão do certificado digital pela Ioepa, considerada autoridade de registro vinculada à ICP Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. “Queremos levar estes serviços à população de todo o Pará, e este acordo é um grande passo. A Jucepa tem presença física em muitos municípios e oferece o serviço de abertura de empresa”, informou Jorge Panzera, que se reuniu com a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, na última quarta-feira (22), na sede da Ioepa.

O plano de expansão para emissão do certificado digital deve, inicialmente, envolver, além da Jucepa, a Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste e a Secretaria do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, com sedes em Marabá e Santarém, respectivamente, além de expandir o serviço na sede da Junta Comercial, em Belém. “Com atendimento de 80% de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) no Estado do Pará, em torno de 400 mil, a Jucepa oferece uma clientela de certificado digital importante para nós. É um serviço que estas empresas vão ter, e uma forma de ampliar nossa receita”, ressaltou o presidente da Imprensa Oficial.

Ampliação - Os dois órgãos querem ampliar a parceria para outros estados brasileiros, por meio da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), da qual Jorge Panzera é representante na Região Norte. Recentemente, Cilene Sabino também assumiu a presidência da Federação Nacional das Juntas (Fanaju). As duas entidades de representação nacional podem repassar a experiência da parceria firmada no Pará aos demais associados.

Para acertar os detalhes da parceria, haverá um encontro nos dias 18 e 19 de junho, em São Paulo (SP), com a participação de Jorge Panzera, Cilene Sabino e representantes da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, da Abio e da Fenaju.

“Esse é um trabalho que está iniciando aqui no norte do Brasil e, se Deus quiser, chegará a todo o território nacional. Por meio dessa parceria, a gente vai conseguir levar mais facilidade para que o cidadão brasileiro possa realizar a abertura de empresa de maneira correta, adequada, célere, e, principalmente, com toda a segurança jurídica que essa parceria vai trazer para o empreendedor do Pará e de outros estados brasileiros”, ressaltou Cilene Sabino.

Certificação - O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. O serviço é um compromisso social da Imprensa Oficial do Estado, e garante o controle e a segurança de informações de diversos tipos de transações eletrônicas, com o objetivo de acabar com a distância física, evitar fraudes e falsificações de documentos, além de reduzir custos com papel e simplificar a rotina de instituições que precisam de agilidade nos processos, com total sigilo das informações eletrônicas.

Atualmente, a emissão do certificado digital é feita somente na sede da Imprensa Oficial, localizada na Travessa do Chaco, 2271, no bairro do Marco, em Belém. A emissão do e-CPF (para pessoa física) e do e-CNPJ (pessoa jurídica), pode ser feita mediante agendamento, pelos telefones (91) 4009-7843 / 4009-7828, ou e-mail: ar@ioe.pa.gov.br. Outras informações estão disponíveis no site http://www.ioepa.com.br/2012/#1