Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DISTRITO INDUSTRIAL

Mercado em Ananindeua será concluído com recursos do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/05/2019 15h51

O Estado firmou, na manhã desta segunda-feira (20), um convênio com a prefeitura de Ananindeua para ampliação e conclusão do mercado do bairro do Distrito Industrial, obra que teve início em 2011 e ainda não finalizada. A cerimônia de assinatura do termo ocorreu no auditório da Casa Civil, em Belém, e contou com a presença do governador Helder Barbalho, do vice-governador, Lúcio Vale, de secretários estaduais, deputados e autoridades do município, como o prefeito Manoel Pioneiro, além de feirantes.

Por meio do convênio, o governo estadual repassa à prefeitura de Ananindeua R$ 1,5 milhão para a execução dos serviços. A feirante Sílvia Ribeiro, de 42 anos, é uma das trabalhadoras do mercado que precisou ser deslocada para um outro espaço e aguarda com esperança o momento em que vai poder voltar a trabalhar no mercado do Distrito Industrial.

“Para nós, isso tudo foi muito triste, pois muitos feirantes acabaram perdendo tudo e até mudaram de área. Ver essa obra sair, certamente, para nós, vai ser motivo de grande felicidade, pois sabemos que, com ela, vamos ter nossa dignidade de volta”, disse, que é moradora do bairro do Distrito Industrial há 27 anos e mãe de dois filhos.

O chefe do Executivo estadual, que iniciou a sua vida pública como vereador de Ananindeua, onde também foi prefeito por dois mandatos, ressaltou a importância do momento que o município vive, com vários deputados oriundos da cidade.

“A representação que Ananindeua tem, neste momento, é algo singular. Isso deve ser um catalisador para que, através da união de esforços, consigamos levar para o município o desenvolvimento que ele precisa e merece. Certamente, este é o primeiro de muitos convênios que ainda vamos assinar com a prefeitura”, destacou Helder.

O governador lembrou que a obra do mercado do Distrito Industrial teve início ainda na sua gestão como prefeito e que, lamentavelmente, por uma série de problemas, não foi concluída até hoje. O objetivo do convênio é justamente viabilizar recursos para que o espaço possa, finalmente, ser finalizado e entregue de volta à população.

“Sabemos que, ao longo deste tempo, a não conclusão da obra trouxe um transtorno enorme para a vida dos feirantes, que foram deslocados para um espaço provisório e não adequado para quem trabalha e para quem deseja consumir. Temos a compreensão do desafio e precisamos ter capacidade de agir para devolvermos à população um espaço adequado, com a estrutura devida”, frisou.

Helder Barbalho acrescentou que o governo do Estado também trabalha em outros projetos para o município, como a pavimentação e abertura de novas vias e um novo convênio, desta vez para a conclusão da obra do estádio municipal, que também está paralisada.

O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, comemorou a iniciativa estadual e as obras que ainda virão como fruto desse trabalho em conjunto. “A parceria do governo do Estado com o município é fundamental para nós, pois certamente vai nos ajudar a crescer e realizar muito mais do que já realizamos. Agradecemos ao governador Helder Barbalho pelo comprometimento com a melhoria da vida das pessoas”, enfatizou.

*Com informações de William Serique