Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFORMÁTICA E PROC DADOS

Prodepa realiza palestra sobre novo Data Center do Estado

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
03/06/2019 16h47

Objetivo do encontro foi abrir a discussão com todos os órgãos de governo interessados na construção de um novo Data CenterA criação de um novo Data Center do governo do Pará foi o tema principal de uma palestra realizada, na manhã desta segunda-feira (3), no auditório da Prodepa. Estiveram presentes funcionários da empresa e convidados de órgãos do Estado como Detran, Secretaria da Fazenda (Sefa) e outros que fazem uso do atual serviço.

O presidente da Prodepa, Marcos Brandão da Costa, explicou que o objetivo do encontro foi abrir a discussão com todos os órgãos de governo interessados, para debater e tirar dúvidas sobre as necessidades atuais e futuras para a construção de um novo Data Center, para atender as demandas do Estado.

"Já estávamos estudando soluções com as equipes da área técnica, tanto da Diretoria de Projetos Especiais, quanto a da Tecnologia e Comunicação, como a que está sendo apresentada a todos agora", informou Brandão.

A apresentação foi feita por uma empresa de soluções de infraestrutura digital, especializada em planejamento e execução de projetos de Data Center. Dentre as experiências anteriores apresentadas, estão serviços prestados para a Prodesp, Prodest, Prodemge e Celepar, que possui o case mais próximo do apresentado pela Prodepa.

A empresa se baseou nas informações e demandas apresentadas pela Prodepa, para formular o projeto inicial. Dentre os aspectos principais levados em consideração está o que há de melhor no mercado em termos de tecnologia, para garantia de segurança, energia, monitoramento, conectividade e alta disponibilidade do Data Center, visando obter a certificação TIER III junto ao Uptime Institute.

Certificação – A Certificação TIER é usada para mensurar o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um Centro de Processamento de Dados (CPD). O Uptime Institute Professional Services é o único fornecedor de consulta e certificações para o Sistema de Classificação TIER.

As classificações foram criadas para descrever, de modo consistente, o nível de exigência requerida de infraestrutura local destinada a manter as operações de um CPD.

Um dos responsáveis pelo projeto, Felipe Ramires detalhou as premissas adotadas na concepção, prevendo viabilidade técnica e financeira, baixo custo e alta qualidade, bem como a garantia de receber as certificações existentes na área, para validação das normas técnicas de segurança e desempenho aplicadas no projeto.

"Nosso objetivo foi demonstrar que o Data Center é o ambiente além de processamento. Precisa de segurança e estar disponível, ter uma alta capilaridade de redes. Tudo isso monitorado e com a sua devida segurança", afirma Felipe.

Um dos representantes da Secretaria da Fazenda (Sefa), Wagner Capelli, afirmou que a palestra foi muito importante para toda a máquina pública do Estado. "É uma ação estratégica porque converge as ações das secretarias, visando a integração da tecnologia, tanto pela economia quanto pela gestão das ações de estado. Objetivo é atender os contribuintes e a sociedade com a modernização dos serviços e da transparência da informação pública", disse Wagner.