Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Belém recebe Copa América de Basquete Masculino Sub-16

Em seu jogo de estreia, seleção brasileira venceu Porto Rico por 72 a 58

Por Carol Amorim (SEEL)
04/06/2019 10h23

Belém foi a capital brasileira escolhida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) para sediar os jogos da Copa América de Basquete Masculina Sub-16, que teve início nesta segunda-feira (3). O evento tem o apoio do Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), e acontece na Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", até o próximo domingo (9).

Canadá e Uruguai fizeram a abertura da competição com um placar final de 101 a 63 para o Canadá. A seleção brasileira era a mais esperada do dia, que tem no elenco o paraense Matheus Leoni. O quinteto brasileiro animou a torcida com lances emocionantes contra a equipe de Porto Rico, terminando a partida com vitória por 72 a 58.

"É incrível ver a torcida gritando meu nome, é muito importante contar com essa energia positiva das arquibancadas. Começar o campeonato com vitória é muito bom. O público pode esperar muito mais, o Brasil vai dar seu melhor", disse o atleta.

Das arquibancadas, o torcedor Reivson Lisboa, 28, acompanhou cada minuto das jogadas. "Vim apoiar o esporte que sou apaixonado, é maravilhoso ver que o público paraense se fez presente na Arena. Percebi que tem muita gente nova, e isso é importante, pois incentiva a prática da modalidade", disse.

 

Durante o primeiro dia de competição, os torcedores também puderam assistir aos jogos das seleções da Argentina, do Uruguai, República Dominicana, Porto Rico, México, Estados Unidos e Canadá.

A competição é uma das mais importantes para os futuros talentos, pois as quatro seleções que chegarem as semifinais e final serão classificadas para a Copa do Mundo sub-16 da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), que ocorre em 2020, em local a ser definido.

"Eventos como este faz com que a modalidade seja conhecida, e dá visibilidade ao nosso estado. Além de contribuir para aproximar o basquete aos novos adeptos da região Norte, já que só durante esse primeiro dia de competição muitos jovens marcaram a presença no "Mangueirinho", ressalta Vitor Borges, secretário-adjunto de Esporte e Lazer.

A competição segue nesta terça-feira (4), a partir das 13h30. Para garantir a entrada, basta levar um quilo de alimento não perecível e trocar pelos ingressos.

TRANSMISSÃO - Todas as partidas serão transmitidas via streaming, pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em parceria com a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa).

TABELA DOS JOGOS

Terça-feira - 4 de junho

13h30: Estados Unidos x México

15h45: Uruguai x Porto Rico

18h15: República Dominicana x Argentina

20h30: Brasil x Canadá

Quarta-feira - 5 de junho

13h30: Estados Unidos x República Dominicana

15h45: México x Argentina

18h15: Porto Rico x Canadá

20h30: Brasil x Uruguai

As quartas de final serão disputadas na próxima sexta-feira (7). No sábado (8) ocorrem as semifinais, assim como a disputa do 5º ao 8º lugares. A competição será encerrada no domingo (9), com a final que será precedia pela definição do 3º ao 8º lugares.