Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Ideflor-Bio celebra no Parque do Utinga o Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
05/06/2019 22h33

Estimular a conscientização ambiental vai muito além de promover um dia festivo no Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia). Mais do que a comemoração, é fundamental desenvolver políticas públicas comprometidas com a preservação ambiental.

"É por isso que o Ideflor-Bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará) está continuamente fomentando e estimulando práticas sustentáveis, para que essas mudanças de atitude sejam uma realidade e possamos ver isso refletido no nosso dia a dia, com o desenvolvimento sustentável do Estado", afirmou a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, durante a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (5), no Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga, uma das 26 Unidades de Conservação administradas pelo Instituto.

Ao todo, 291 estudantes de escolas da rede pública e particular de ensino participaram da programação, além de servidores do Instituto e de instituições parceiras. A atração cultural foi a Orquestra Violão Cristão, que animou os participantes com músicas regionais.

Premiação - Com diversas atividades realizadas ao longo da Semana do Meio Ambiente, o Ideflor-Bio oferece à população a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo Instituto, além de incentivar que cada cidadão seja um multiplicador dessa conscientização socioambiental. A programação contou ainda com exposição de animais vivos, como serpentes e ararajubas, e venda de artesanato e pinturas corporais, confeccionados por uma família de índios Kayapó, do município de Redenção, na região sul do Pará.

O ponto alto foi a entrega da premiação à criança vencedora do concurso para a escolha do apelido da samaumeira do Utinga. A homenageada foi Helena Vitória Wanzeler Barros, 09 anos, aluna de uma escola da rede pública estadual de ensino situada no bairro do Guamá, em Belém. Ela apelidou a árvore mais famosa do Parque de "Pávula". Como prêmio, a menina recebeu um troféu com seu nome e o apelido escolhido para a árvore, além de levar para casa uma bicicleta aro 20.

"A minha tia do interior (Cametá) estava lá em casa (em Belém). Eu estava me arrumando pra ir pra escola. Ela disse: pra onde estás indo toda pávula? Aí eu coloquei esse apelido na árvore e acabei ganhando", informou Helena, para quem é comum ouvir esse apelido na escola onde estuda. "A diretora chama as professoras de pávula quando elas estão muito arrumadas. A árvore é muito bonita, e a que mais chama a atenção das pessoas que vêm aqui. E agora ela já tem um apelido", acrescentou.

Mãe de Helena, a enfermeira Cristiane Wanzeler, 30 anos, disse que a conquista do concurso vai marcar a família. Para os pais foi uma feliz surpresa a sugestão da filha ser a escolhida, explicou o pai de Helena, o enfermeiro Elton Barros, 35 anos. "É mais importante do que bonito, pelas condições que a gente vive. Vemos as ruas sujas, por exemplo. Acho que a educação tem que vir de pequeno. Tenho essa consciência de ensinar a minha filha, pra no futuro ela viver num lugar melhor", reiterou o pai.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Dia 06/06 (quinta-feira) - das 8 às 12 h
Responsável: GRB/IFPA
- Passeios guiados no Parque Estadual do Utinga (Público: visitantes do Parque)

Das 8 às 12 h e das 14 às 17 h
Responsável: DDF
- Mini-Curso: Sistemas Agroflorestais como Estratégia de Produção Sustentável e Regularização Ambiental, que será ministrado pelo engenheiro agrônomo e gestor da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF) do Ideflor-Bio. O mini-curso ocorre na quinta-feira (06), das 8 às 12 h e das 14 às 17 h, no auditório do Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga. As inscrições são gratuitas, porém limitadas a 30 pessoas. Inscrições pelo site do Ideflor-Bio: https://ideflorbio.pa.gov.br/eventos/sistemas-agroflorestais.

Dia 07/06 (sexta-feira) - das 8 às 12 h
Responsável: GRB/IFPA
- Passeios guiados no Parque Estadual do Utinga (Público: visitantes do Parque)

Responsável: DDF
- Visita de campo (Sítio Bom Jesus, município de Ananindeua). Público: participantes dos mini-cursos

Das 09 às 11 h
Responsável: DDF
- Oficina de Arte em Miriti (Local: Centro de Acolhimento)

Das 8 às 12 h e das 14 às 17 h
Responsável: DDF
- Oficina de Preparo de Substrato e Produção de Mudas em Tubetes e Sacolas Plásticas, ministrada pelo diretor do Fundeflor, Benito Calzavara. A oficina ocorrerá na sexta-feira (7), das 8 às 12 h e das 14 às 17 h, na sede da Embrapa, em Belém. Inscrições gratuitas pelo site do Ideflor-Bio: https://ideflorbio.pa.gov.br/eventos/oficina-de-producao-de-mudas. Limite: 30 pessoas.
Ao final do mini-curso e oficina serão emitidos certificados aos participantes.

Dia 08/06 (sábado) - das 7 às 12 h
Responsável: GRB
- Feira da Biodiversidade (Local: Centro de Acolhimento)

Das 8 às 12 h
Responsável: DDF
- Exposição de Arte em Miriti

Responsável: DGBIO
- Família de índios Kayapó, com venda de artesanato e pinturas corporais (Local: Centro de Acolhimento).