Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Susipe divulga número de aprovados no concurso C-199

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
07/06/2019 21h22

Nesta sexta-feira (7), o Ofício 2224/2019, referente ao Concurso Público C-199 da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), foi encaminhado ao governador Helder Barbalho para conhecimento sobre a quantidade de candidatos aprovados e reprovados nas etapas do concurso.Inicialmente, 462 candidatos foram aprovados e 43 solicitaram recurso para revisão da prova. Destes, apenas 25 são de candidatos reprovados. A análise dessas provas será feita entre os dias 10 e 14 de junho (de segunda a sexta-feira).

Sobre o processo de análise nesses casos, o diretor da Escola de Administração Penitenciária da Susipe, João Arroyo, informou que "de acordo com o edital do Concurso C-199 e as resoluções normativas do mesmo, a comissão que deve apreciar os recursos é a própria direção da escola (diretor e coordenadorias). No caso de apreciação de recursos que incidam sobre o conteúdo das questões das provas, a comissão terá o acréscimo de um professor da disciplina em questão. Recebemos 43 recursos, que serão minuciosamente analisados com a disposição de corrigir qualquer equivoco, seja de procedimentos, seja de conteúdo".

Adequação - Ainda segundo João Arroyo, o Concurso C-199 exigiu o alinhamento de novos fluxos administrativos e pedagógicos da Escola de Administração Penitenciária, que jamais havia realizado um evento desse porte. "Um curso de 75 cinco dias intensos, com 8 horas de atividades todos os dias úteis. Um curso com quase 500 candidatos, 14 turmas, 16 disciplinas, de Fundamentos Políticos, Jurídicos a Armamento e Tiro. Poucas escolas de administração penitenciária no Brasil já enfrentaram um desafio assim", ressaltou o diretor.

O Concurso Público C-199 é o primeiro realizado depois de 2008, e segundo os organizadores transcorreu dentro da normalidade, considerando o momento de transição política e institucional em que a Susipe caminha para sua transformação em secretaria de Estado. Além disso, há a decisão do governo de priorizar concursos e aumentar o número de concursados no sistema prisional.

O resultado e classificação final do Concurso C-199 será publicado no próximo dia 19 de junho. (Colaboração de Fernanda Cavalcante).