Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Santa Bárbara ganha Unidade de Referência Tecnológica

No local, inicialmente, 25 famílias serão capacitadas para trabalhar com manejo de abelhas sem ferrão

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
12/06/2019 13h20

O município de Santa Bárbara, no nordeste do Pará, ganhou, na terça-feira (11), uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), que vai atender 25 famílias da comunidade Expedito Ribeiro. A iniciativa do projeto é do escritório local da Emater no município, que pertence a Regional das Ilhas. A implantação da unidade faz parte de convênio entre a Emater e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

No local será realizado o manejo de abelhas sem ferrão, já que elas não oferecem qualquer risco as pessoas. "Entre os benefícios dessa prática estão à conservação da biodiversidade, fácil multiplicação de enxames, além da facilidade de serem criadas junto à residência. A geração de renda também é outra importante vantagem, já que vai proporcionar ao produtor comercializar o mel por um valor acima do que é produzido pela abelha com ferrão", explicou.

A URT foi instalada com a proposta de servir como referência de capacitação aos produtores que vão trabalhar com o manejo de abelhas. Todas as atividades sejam cursos, oficinas e demonstrações técnicas, serão ofertadas na Unidade, que é equipada com as ferramentas necessárias para que o produtor desenvolva o trabalho de produção com eficiência e responsabilidade. A partir disso, estará apto a multiplicar a produção em outras localidades.

Todo o processo de capacitação de manejo será ministrado aos produtores por técnicos da Emater ao longo de todo o processo. "Com isso, poderão desenvolver futuramente outros manejos de abelha em outras localidades. Ou seja, eles estarão preparados para desenvolver atividades com mais eficiência e responsabilidade", conclui Carlos Alberto.

Inicialmente serão instaladas 10 caixas e no próximo dia 27 será realizado a primeira capacitação aos moradores. A proposta é que daqui a seis meses o local receba mais 10 caixas.