Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO REINSÉRIE

Praça terá feira de produtos orgânicos e campanha de arrecadação de livros

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
18/06/2019 19h06

Uma feira de produtos orgânicos e a continuação da campanha de arrecadação de livros são ações do Projeto Reinsérie, que contribuirão para revitalizar a Praça Batista Campos, uma das principais de Belém. A programação, que será realizada no próximo final de semana (22 e 23), é uma promoção da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS).

O "Reinsérie" congrega todos os projetos de reinserção social da Susipe, reunindo ações de trabalho, educação e assistência ao interno. No sábado (22), com auxílio da Prefeitura de Belém, 30 internos vão capinar, pintar e melhorar o paisagismo da Praça Batista Campos, como parte do Projeto Conquistando a Liberdade, que prevê a remição de pena pelo trabalho.

A Praça Batista Campos receberá mais uma ação do Projeto Reinsérie Já no domingo (23), a ação será voltada à comunidade em geral, incluindo familiares dos internos. Haverá replantio de mudas em toda a praça, feira de produtos orgânicos e arrecadação de livros, além da apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Participação da família - De acordo com o diretor de Reinserção Social, Ed Wilson Nascimento, a Susipe, por meio do "Conquistando a Liberdade", e em convênio com a PMB, fará uma grande ação de manutenção da Praça Batista Campos, e continuará a campanha de arrecadação de livros para ampliar o acervo das bibliotecas das unidades. "Todos os internos vão estar no sábado e no domingo, e nós estamos orientando as famílias destes internos a estarem na praça acompanhando o trabalho deles. Esse é um momento especial, porque as famílias e a comunidade estarão juntas com os internos, e poderão ver o trabalho desenvolvido por eles", informou o diretor.

Ainda segundo Ed Wilson Nascimento, um dos objetivos da ação é sensibilizar a sociedade para a doação de livros. Na última campanha do "Reinsérie – Leitura nas Unidades Prisionais" foram arrecadados cerca de 10 mil livros, e agora o objetivo é conseguir a mesma quantidade. "Queremos arrecadar mais 10 mil livros para poder estruturar as bibliotecas do sistema prisional. A biblioteca de cada casa prisional dá suporte a nossa arca da leitura (um carrinho de livros em que um interno capacitado circula pelos blocos e oferece livros nas celas). Ela também dá suporte ao estudo. Nós temos muitas pessoas estudando no EJA (Educação de Jovens e Adultos), educação profissionalizante, nível superior, e, principalmente, na remição de pena pela leitura. Em cada unidade penal deve ter uma biblioteca estruturada", afirmou o gestor. (Colaboração de Fernanda Cavalcante).

Serviço: Ação do Projeto Reinsérie, na Praça Batista Campos, nos dias 22 e 23 de junho (sábado e domingo), das 09 às 12h. A doação de livros, fora dos eventos externos, pode ser feita na sede da Susipe: Rua dos Tamoios, 1592, Batista Campos - Belém. Mais informações: (91) 3239 4236/ E-mail: cepsusipe@gmail.com