Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Na Cabanagem, 'Terpaz' leva carteira de identidade a idoso com dificuldade de locomoção

Por Walrimar Santos (PC)
18/06/2019 21h43

Um idoso com problemas de locomoção recebeu sua carteira de identidade em casa nesta terça-feira (18), durante as ações do Projeto Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, no bairro da Cabanagem, em Belém. A ação, realizada pela Polícia Civil, faz parte da política de proximidade com a comunidade, uma diretriz do "TerPaz", cujas ações são executadas no bairro desde o último dia 12 (quarta-feira), levando à população ações sociais e de trabalho da polícia comunitária.

A equipe responsável pela emissão de carteira de identidade foi à residência de Manuel Lopes Machado, que devido a um grave problema de saúde não pode se locomover. A família do idoso manteve contato com a Polícia Civil, que está emitindo carteiras de identidade na sede da Delegacia da Cabanagem. Em um trabalho conjunto da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) e Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), servidores foram à casa do idoso, situada na Rua Ronaldo Barata, na Cabanagem, para emitir o documento. Segundo Cristina Rocha, assessora de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil, na residência foram providenciadas as duas fotos 3 x 4 necessárias para o documento.

Em casa, o idoso Manuel Lopes Machado teve garantido o direito à cidadania, recebendo sua carteira de identidadeO delegado Adriano Costa, da Delegacia da Cabanagem, e a delegada Claudilene Maia, responsáveis pelas ações de proximidade no bairro, estiveram na residência de Manuel Lopes para atestar o grau de satisfação da família dele com o serviço prestado. "A avaliação foi excelente", informou a delegada.

Iniciado no último dia 12, o Projeto TerPaz visa oferecer diversos serviços aos moradores de sete bairros na Região Metropolitana de Belém: Cabanagem, Benguí, Jurunas, Terra Firme e Guamá, na capital; Nova União, em Marituba, e Icuí, em Ananindeua.

Outros serviços - Entre os serviços já oferecidos aos moradores da Cabanagem estão emissão de carteiras de identidade, palestras, orientações jurídicas, emissão de cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), demonstração de primeiros-socorros, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além da apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, sorteio de brindes, demonstração de maquiagem e tratamento estético. Ao longo do dia, cerca de 500 pessoas foram beneficiadas.

O Projeto TerPaz conta com mais de 100 ações, que envolvem todas as 27 secretarias e demais órgãos púbicos do Estado, em atuação conjunta. No próximo dia 26 (quarta-feira), o projeto chegará ao bairro do Icuí, em Ananindeua; no dia 12 de julho, ao bairro Nova União, em Marituba; nos dias 06 e 28 de agosto, nos bairros do Benguí e Terra Firme, respectivamente; no dia 23 de setembro, no Guamá, e em 16 de outubro no Jurunas.