Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

População de Tailândia tem acesso gratuito a documentos durante a semana

Por Claudiane Santiago (SEJU)
25/06/2019 23h17

Prossegue até a próxima sexta-feira (28) a emissão gratuita de carteiras de identidade e de trabalho para moradores do município de Tailândia, no sudeste paraense. A ação de cidadania é uma iniciativa do Projeto Cidadão, executado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), para atender à demanda da região.

A programação, que começou nesta terça-feira (25), vai promover o acesso de pessoas, principalmente as mais carentes, a documentos e à cidadania. A previsão é emitir 800 carteiras de identidade e 600 de trabalho. "É a primeira vez que tem uma ação dessa, do governo do Estado, no município. A população estava necessitada, principalmente porque as pessoas nem sempre têm recurso pra arcar com as taxas", informou o presidente da Câmara Municipal de Tailândia, Lauro Hoffman, que fez a solicitação à Sejudh.

O Projeto Cidadão é uma iniciativa da Coordenadoria de Cidadania e Direitos Humanos, criado com o objetivo de erradicar o sub-registro de nascimento no Pará, oferecendo a emissão da documentação civil gratuitamente à população. Além da expedição das carteiras de identidade e trabalho (na sede do órgão e em ações realizadas em bairros de Belém e municípios do interior), o projeto articula um serviço integrado de prestação de serviços itinerantes a comunidades de difícil acesso e a povos tradicionais - como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados e trabalhadores rurais -, que em função da carência econômica acabam excluídos do direito à cidadania.

"O nosso objetivo é oferecer cidadania à população paraense, principalmente a quem vive em regiões mais afastadas. Vamos continuar com as nossas ações de emissão de documentos essenciais de forma gratuita, sempre visando beneficiar a população", garantiu o secretário Rogério Barra.