Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTRUTURA DO ESTADO

População do Icuí começa a receber os benefícios do Programa Territórios pela Paz

Por Aline Saavedra (SECOM)
26/06/2019 19h42

Ações de emissão de documentos são bastante procuradasAs ações do Programa Territórios pela Paz, do Governo do Pará, chegaram ao bairro do Icuí, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), nesta quarta-feira (26). Ananindeua é o segundo município a receber o "Terpaz", além da capital paraense. O programa integra ações de todas as instituições governamentais destinadas a coibir crimes e potencializar ações sociais e a presença da estrutura do Estado em determinadas áreas definidas pelo setor de planejamento, além de possibilitar o levantamento de dados pelos setores de Inteligência e Análise Criminal.

Ouça a matéria

A atuação dos órgãos de segurança no bairro ocorrerá em três fases. A primeira, definida como choque operacional, começou hoje e prossegue até o dia 10 de julho. Mais de 150 agentes de segurança e 43 veículos serão empregados. A segunda fase, de estabilização, será realizada entre os dias 11 e 28 de julho, e a terceira etapa, de aproximação, terá início no dia 29 de julho.

A implantação do TerPaz será feita em sete bairros, localizados em três cidades do Pará. Com a ocupação de um bairro, o anterior não é prejudicado, já que as ocupações não ocorrem ao mesmo tempo, e são realizadas em fases. "A ideia de fazer as ocupações nos territórios aos poucos se dá justamente com o objetivo de manter os serviços, ao mesmo tempo, em todos eles. Por essa razão que a implementação do programa não foi simultânea, para garantir a continuidade dos serviços em todos os bairros", ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado.

Com o começo da implementação do programa, a população do Icuí, que já recebeu o serviço de emissão de carteiras de identidade, agradece pelas ações sociais no próprio bairro. "É de suma importância para nós termos o governo aqui, trazendo a paz para a nossa comunidade, algo que já deveria estar sendo feito há anos. Esse momento é ímpar, e acende em nós uma esperança. Só temos a agradecer por isso", destacou o líder comunitário Ariosnaldo Serra.

Proximidade e confiança - A instalação do "TerPaz" busca estabelecer uma relação de proximidade com a comunidade por meio do pleno exercício dos direitos fundamentais, como cidadania, saúde, educação e segurança. "O nosso trabalho visa resgatar a confiança da população, muitas vezes amedrontada, e que por essa razão não se aproxima. Com esse efetivo capacitado, com técnicas, com metodologia específica, vai ser feito o contato para estreitar esses laços. A partir disso, incentivamos a interação e a participação social cada vez mais forte aqui no território", informou o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Ronald Souza.

Para o secretário Municipal de Segurança de Ananindeua, Zezinho Lima, a implantação do "TerPaz" no Icuí abre portas para que outros bairros do município tenham sua cidadania reforçada. "Ananindeua só tem a ganhar com o Programa TerPaz, porque além de integrar todas as forças de segurança, abrange as questões sociais, que são fundamentais para o desenvolvimento da comunidade", afirmou.

Uma das ações propostas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará é a apresentação do Projeto Escola da Vida, que oferece orientações e aulas de civismo, sobretudo para crianças em situação de vulnerabilidade social. "O Programa Escola da Vida vem para o bairro com o objetivo de trazer tranquilidade e apoio maior para todas as crianças, que devem ser assistidas por todos os eixos de assistência do governo", frisou o coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Pinheiro.