Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPERIÊNCIA DO CÁRCERE

Alunos de escola pública participam de ação preventiva ao uso de drogas

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
27/06/2019 00h16

Crianças e adolescentes atendidos pela Fundação ParáPaz, na Região Metropolitana de Belém (RMB), participaram de uma programação de combate ao uso de drogas na manhã de quarta-feira (26), no Centur, em Belém. Durante o lançamento da campanha, com o tema "Drogas não têm jogo. É game over", alusiva ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) promoveu mais uma atividade do Projeto Conquistando a Liberdade, por meio da ação denominada "Papo di Rocha".

Marcos Ribeiro, interno na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém, falou sobre a vida no cárcere e alertou os estudantes sobre o uso de drogas. "Eu me envolvi com drogas e companhias erradas, que me levaram para o crime. Hoje, trabalho nos projetos de reinserção social da Susipe em busca de voltar para a sociedade com alguma qualificação e conseguir um emprego. Os jovens precisam entender que as drogas não levam a nada. Só destroem", afirmou.

Segundo a estudante Ana Carolina Pantoja, 14 anos, a prevenção ao uso de drogas é muito discutida na escola onde estuda. Ela disse que os professores sempre destacam os males do vício, e acredita que isso é importante para todos. "Os professores fazem palestras e alguns eventos. Alguns professores se comunicam muito com a gente, e eu acho isso muito bom. Muitos adolescentes não têm conversa com os pais e vão muito por influência dos amigos, porque não têm aquela amizade com os pais ou professores, e isso prejudica muito. Eu acho que sempre que alguém oferecer drogas as pessoas têm que procurar saber do que se trata e evitar", ressaltou.

De acordo com o diretor de Reinserção Social da Susipe, Ed Wilson Nascimento, a campanha de prevenção ao uso de drogas é uma ação do governo na qual a Susipe tem parceria direta. "Nós trazemos um interno para realizar uma atividade chamada Papo di Rocha, onde um dos internos que trabalha dentro do 'Conquistando a Liberdade', realizado dentro de escolas e locais públicos, dá o testemunho para os jovens. Ele descreve como é estar privado de liberdade e o que a droga faz na vida de uma pessoa. O interno relata para a juventude que estar envolvido com drogas é ser um criminoso, e vai levá-lo a perder a liberdade", explicou o gestor.

Experiência - O interno Marcos Rodrigues conversou com estudantes da Escola Estadual Professor Santana Marques, no bairro da Cabanagem, em Belém. Os adolescentes tiraram dúvidas sobre a vida dentro do cárcere e discutiram sobre o funcionamento do sistema penitenciário.

Além de Marcos, cerca de 20 internos estiveram na escola durante vários dias, executando atividades de revitalização. A ação está sendo intensificada, e compõe o cronograma do Programa Territórios pela Paz, implantado pelo governo do Estado. O programa visa levar segurança, saúde, educação e esporte aos bairros que registram os maiores índices de violência, e começou pelo bairro Cabanagem.

Estiveram presentes ao evento a presidente da Fundação ParáPaz, Ray Tavares; o titular da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri; o presidente da Comissão de Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Fábio Freitas; o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Rogério Barra; o presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão, Hilbert Nascimento; representantes da Secretaria de Estado Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Polícia Militar, e o coordenador do Projeto 100% Liberdade, da Igreja Quadrangular, Walber Duarte.