Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Estado retoma projeto de implantação do Distrito Industrial de Tucuruí

Por Igor Nascimento (SEMAS)
27/06/2019 17h22

Termo de cooperação que trata do assunto foi renovado entre governo e municípioO governo do Estado deu um passo significativo em direção à implantação de uma nova área destinada à instalação de empreendimentos industriais no município de Tucuruí, sudeste do Estado, durante uma reunião na sede da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), na quarta-feira (26).

O presidente da Codec, Lutfala Bitar, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, e o prefeito de Tucuruí, Arthur Brito, renovaram o termo de cooperação entre Estado e município, que prevê a destinação de uma área total de 133 hectares à Codec – entidade que administra os Distritos Industriais paraenses – para a instalação do polo da cidade.

"Nosso objetivo é fomentar novos investimentos no Estado e por isso, o Distrito Industrial em Tucuruí será uma importante ferramenta para dinamizar a economia local", disse o presidente da Codec, Lutfala Bitar. "Tucuruí, que sedia a quarta maior usina hidrelétrica do mundo, poderá e deverá ter, a partir de agora, um Distrito Industrial que represente uma das principais vocações do município, sendo ela a industrialização", completou.

Atualmente, o Pará possui quatro Distritos Industriais: Belém (no distrito de Icoaraci), Ananindeua, Barcarena e Marabá. Com área total superior a 10 mil hectares, os DIs reúnem mais de 300 empresas instaladas e movimentam a economia dos municípios em diversos setores.

Titular da Sedeme, Iran Lima, ressaltou que o polo industrial é um grande avanço para o ParáO titular da Sedeme, Iran Lima, destacou a importância de um novo empreendimento industrial no Pará. "Para o governo do Estado, o projeto é muito significativo porque representa um importante espaço para o setor produtivo, e a união de forças para a instalação do polo industrial de Tucuruí. Com isso, também prestigiamos o setor produtivo local e o município por meio de um importante investimento", afirmou o secretário.

"Hoje demos um importante passo para a realização do sonho de termos um polo industrial em Tucuruí. A partir de agora, temos o prazo de até dois anos para o repasse da área à Codec para a viabilização do Distrito", disse o prefeito do município, Arthur Brito. "No futuro, com a localização do Distrito às margens do Rio Tocantins, proporcionando a existência de um porto, e com a hidrovia Araguaia-Tocantins em funcionamento, nossa expectativa é viabilizar grandes realizações para nossa região", concluiu.

Após a transferência da área, os próximos passos serão a elaboração do projeto de engenharia e zoneamento, licenciamento ambiental e contratação das obras do empreendimento, que será instalado nas proximidades da rodovia BR-422, a cerca de 10 km da zona urbana da cidade.