Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARAOLÍMPICO

Paraenses treinam pela seleção brasileira de basquete com foco no Parapan

Por Carol Amorim (SEEL)
28/06/2019 17h37

Com foco nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, a seleção brasileira feminina de basquete sobre rodas realizou sua terceira fase de treinos, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Adrienne Oliveira, Perla Assunção e Lucicleia Costa, integrantes do programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), foram convocadas junto com mais cinco atletas paraenses. A fase de trabalho teve início no dia 21 e encerrou nesta sexta-feira (28).

Uma das estratégias usadas durante o período de treinos foi os seis amistosos realizados com times masculinos de clubes paulistas, Adesp, Hospital das Clínicas, além da sequência de partidas contra os atuais campeões brasileiros de basquete em cadeira de rodas, o Magic Hands.

No comando da equipe está o professor Wilson Corrêa, mais conhecido como Caju, que já esteve à frente do grupo entre os anos 2002 e 2014, além de ter participado de duas Paralímpiadas. "É importante para o crescimento da parte técnica e tática da seleção, se aproximando das equipes que vamos enfrentar fora do País, na qual exige um melhor condicionamento físico, um equilíbrio emocional e uma experiência muito boa para melhorarmos nosso desempenho", afirma o técnico.

As convocadas Adrienne Oliveira, Vileide Brito, Débora Costa, Perla Assunção, Cleonete Santos, Andreia Farias, Paola Klokler, Gabriela Oliveira são paulistas e fazem parte do All-Star Rodas. Já Lucicleia Costa integra a Associação dos Deficientes Físicos do Pará (ADFPA).

Para o secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Silva, a seleção brasileira feminina está muito bem representada pelas paraenses. "O time vem se preparando da melhor maneira possível. Acreditamos que as meninas do Pará formam uma equipe competitiva para terem os melhores resultados no Peru. As jogadoras são experientes e jovens, e isso pode dar uma boa classificação para o Brasil, consequentemente para o nosso Estado", disse o secretário.

No Parapan-Americano de Lima, no Peru, a seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas vai brigar por uma vaga para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020. A próxima fase de trabalho da seleção será de 14 a 21 de julho, também no Centro de Treinamento de São Paulo.