Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARÁPAZ

Caminhada encerra programação da Campanha de Prevenção ao uso de Drogas

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
29/06/2019 16h31

Se encerrou na manhã deste sábado (29) a mobilização acerca da Campanha de Prevenção ao uso de Drogas, lançada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz. A caminhada, que teve início na Avenida Presidente Vargas com chegada no Ver-o-Peso, passou por pontos da região central com faixas e distribuição de cartazes e panfletos informativos sobre a temática nos estabelecimentos e a motoristas e pedestres que passaram pelo local.

"As ações terminaram hoje, mas vamos continuar trabalhando, mobilizando pais, professores, alunos, lideranças, gerentes de polos que trabalham conosco nos bairros, para que eles continuem divulgando essa mensagem que é do combate às drogas" disse Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz.

Jhon Cavalcante, coordenador de Políticas Públicas da Juventude, afirmou que "a Campanha conseguiu atingir o público jovem de maneira dinâmica e atual, fazendo com que se tornem multiplicadores dos conhecimentos e informações sobre o assunto". A campanha agregou vários órgãos do governo, como a Secretaria de Eduação (SEDUC), através do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e Polícia Miltar, através do Proerd. "Essa iniciativa proporcionou um alerta à sociedade sobre a problemática", concluiu.

A presidente da Fundação Parápaz também destacou que apesar do período de campanha ter encerrado, as ações devem continuar. "Vamos participar da ação de verão, juntamente com o governo, em quatro praias de municípios paraenses. Dando continuidade à causa, divulgando informações através de panfletos, prevenindo e mostrando as formas que o governo tem em amparar quem deseja sair desse caminho".

A campanha teve início no dia 26, com o evento "Drogas não tem jogo. É Game Over" realizado no Teatro Margarida Schivazappa, no Centur, e contou com a presença de autoridades e cerca de 500 jovens que tiveram a oportunidade em ouvir testemunhos de quem já vivenciou e superou a dependência. Nos dias 27 e 28, a mobilização foi feita em escolas e polos da Fundação, com palestras, rodas de conversa e atividades esportivas.

Mesmo quem não teve contato direto com as drogas, percebeu que o diálogo é uma forma eficaz de evitar o uso. "Vou procurar sempre conversar com amigos, com meus pais, porque eu já vi pessoas usando drogas nas ruas e é muito triste. Se eu puder ajudar os outros só com a conversa, vou ajudar", afirmou o estudante Lucas Barbosa, de 15 anos.