Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALCÃO DO CIDADÃO

Estado assina protocolo de intenções com os Correios

Por Marta Brasil (SEAC)
01/07/2019 17h26

Objetivo é levar serviços aos moradores do Pará, sobretudo, os de áreas mais distantes dos grandes centrosFoi assinado, na última sexta-feira (28), um protocolo de intenções entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o governo do Estado, representado no ato pelo secretário de Articulação e Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri. A assinatura ocorreu durante o lançamento do Balcão do Cidadão, um programa dos Correios para levar serviços de cidadania aos moradores do Pará, especialmente, os que habitam áreas mais distantes dos grandes centros.

O protocolo é o primeiro passo para a celebração de um convênio com os Correios para atuação nos 144 municípios paraenses. O titular da Seac disse que há um leque de serviços que podem ser prestados pela estatal, sem que isso represente um custo para o cidadão. "Esse é o primeiro passo de uma importante parceria do governo com a empresa de Correios, e vamos ver como encaixamos os Territórios pela Paz entre os locais a serem beneficiados", disse Balestreri, que comanda a implantação do projeto TerPaz no Estado.

Durante o evento, o superintendente estadual de operações dos Correios no Pará, Cristiano Morbach, destacou a vocação histórica da estatal em colaborar para a integração nacional, inclusão social e promoção de políticas públicas. "O Balcão do Cidadão é uma possibilidade oferecida pelos Correios para os órgãos públicos e instituições privadas, para que possam potencializar o atendimento ao público", explicou.

Os Correios estão presentes em todos os municípios do Brasil e já prestam vários serviços de cidadania à população. No Pará, são 182 agências em 144 municípios. Entre os serviços já prestados estão a emissão, regularização e alteração de CPF, emissão de certificado digital, solicitação do seguro por acidente de trânsito (DPVAT), distribuição de kit de conversão para recepção do sinal digital de TV e pagamento de aposentados de INSS, por meio do Banco Postal. Após a assinatura do protocolo de intenções, o próximo passo será a definição de quais serviços gerarão parcerias prioritárias entre o Estado e as agências dos Correios das cidades paraenses.

Além do titular da Seac e do superintendente estadual dos Correios, também participaram do lançamento do Balcão do Cidadão a diretora Administrativa e Financeira da Secretaria de Estado de Planejamento, Josiete Leão, e o gestor de Negócios da Cosanpa, Edson Cardoso.