Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Viagem fica mais barata para Soure, que recebe novo sistema de água

Por Larissa Noguchi (SECOM)
03/07/2019 20h00

-As viagens para ilha de Marajó ficarão mais baratas a partir desta quinta-feira (4), a redução será de 4,75% após um acordo firmado entre o Governo do Pará, por meio da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon), e a empresa Henvil, que opera o sistema de balsas e ferryboat na linha Icoaraci/Camará, em Salvaterra, durante a visita do governador Helder Barbalho a cidade de Soure.

A medida vai beneficiar milhares de usuários, moradores da Ilha e os turistas que frequentam o local. "Um aumento autorizado na gestão passada, subiu em 20% o preço da passagem para o Camará. Imediatamente, procuramos ver isso com a Arcon. Agora, esse acordo passa a vigorar a partir de amanhã e permanecerá até o ano que vem, na próxima licitação", ressaltou o governador

Atualmente, o valor da travessia para carros passou a custar R$138 e a travessia de passageiro Icoaraci-Camará é R$ 22,75 (cada pessoa). A linha Belém-Camará, com saída de Icoaraci, tem grande fluxo de veículos e passageiros, pois do Camará, o passageiro pode seguir viagem para Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, cidades que reúnem os encantos e belezas da ilha com suas praias, fazendas e iguarias como o "frito do vaqueiro" e o leite de búfala. Setores da economia do Marajó também solicitaram a redução como forma de incentivar o turismo na ilha, que depende do modal hidroviário para se desenvolver.

Inauguração do sistema de Abastecimento de água 

Há mais de 50 anos as comunidades Céu, Cajuuna e Pedral esperavam por água potável. E o sonho de 300 moradores foi realizado hoje. Logo após a assinatura do acordo de redução do valor da passagem, o governador participou da inauguração do sistema de abastecimento de água, na comunidade do Pedral.

Graças à um recurso federal conquistado pelo Governador quando era Ministro da Integração Nacional em 2017, Helder assinou um termo de compromisso para a liberação de recursos do Programa Água para Todos, do Governo Federal, na implantação de 105 sistemas de abastecimento de água em 16 municípios do Marajó. As obras apenas seriam executadas pelo Governo do Estado.

Em seis meses de gestão, a Secretaria de Desenvolvimento de Agricultura e Pesca (Sedap) finalizou o sistema em parceria com a prefeitura de Soure. "Eu sonhei com isso a vida inteira, foi muito difícil viver sem água potável. Eu estou muito emocionada por essa parceria ter dado certo e agora nós moradores temos água de qualidade", disse Maria de Assunção, dona de casa e moradora da comunidade Céu.

Cada sistema de abastecimento tem capacidade para atender de 40 a 60 famílias e engloba sistema de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água, vinda de poços ou nascentes. Por conta da distância das comunidades Céu e Cajuuna, a prefeitura pediu liberação para que o sistema passasse por 10km em uma fazenda até chegar aos moradores. "Foram anos de luta para conquistar a água. Um esforço em conjunto para mais qualidade de vida para a população de Soure, estamos muito felizes e realizados", disse o prefeito de Soure Guto Gouveia.