Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVISÃO DO TEMPO

Primeiro fim de semana de julho terá tempo firme em grande parte do Estado

Por Ronan Frias (DETRAN)
05/07/2019 17h05

Tempo firme durante as manhãs e eventos rápidos de chuvas durante as tardes em boa parte do Pará é o que aponta a previsão do tempo para o primeiro final de semana de julho, na Região Metropolitana de Belém (RMB) e principais balneários do Estado. O boletim meteorológico, divulgado nesta sexta-feira (5), foi produzido pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

RMB – Segundo o boletim assinado pela Diretoria de Meteorologia, Hidrologia e Mudanças Climáticas e pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), a previsão do tempo indica final de semana com sol e poucas nuvens durante as manhãs. Para as tardes, está previsto tempo variando entre parcialmente nublado até momentos de nublado.

A previsão para a região mostra que no fim da tarde e início da noite há possibilidade de chuva leve e isolada no sábado (6) e chuva fraca até moderada no domingo (7), eventos de chuvas que devem ocorrer de forma rápida. As noites terão predominância de poucas nuvens. A temperatura do ar será de 33/32ºC até 23ºC.

Nordeste – Nas praias dos municípios de Salinópolis (Atalaia), Bragança (Ajuruteua) e Marapanim (Marudá), o final de semana será marcado pela presença de tempo quente e abafado no sábado, com ocorrência de chuva fraca e chuviscos em áreas isoladas, entre o fim da tarde e início da noite.

O domingo (7) terá manhã oscilando entre tempo parcialmente nublado a momentos de nublado. No decorrer do período vespertino, há previsão de ocorrência de chuva de intensidade fraca até moderada, de forma rápida. Noite de domingo com céu variando entre parcialmente nublado a nuvens esparsas. Os termômetros vão registrar temperatura entre 33ºC e 23ºC, em Bragança.

Sudeste – Aos banhistas que vão à praia do Tucunaré, no município de Marabá, espera-se para o sábado (6) sol com poucas nuvens pela manhã e tempo parcialmente nublado à tarde e no início de noite. Já para o domingo, há previsão de condições predominantes de tempo nublado com eventos de chuva fraca no período da tarde e início da noite. Temperaturas apontarão máximas de 33/32ºC e mínimas de 22/23ºC, em Marabá.

Baixo Amazonas – As praias de Alter do Chão, Ponta de Pedras e Maracanã, no município de Santarém, têm prognóstico meteorológico para o sábado, com tempo variando entre parcialmente nublado até nublado ao longo do dia. No domingo, é esperado sol com nuvens esparsas durante o período matutino e tempo nublado com eventos de chuva fraca e chuviscos de forma isolada durante o período da tarde e início da noite. Temperatura de 32/31ºC até 22/23ºC, em Santarém.

Marajó – Nos balneários do município de Salvaterra e do distrito municipal de Joanes, é esperado para o sábado (6), presença de sol e poucas nuvens durante o período matutino. Momentos de tempo nublado, com eventos de chuva fraca de forma rápida no período vespertino. No domingo, tempo parcialmente nublado pela manhã e nublado com chuva de intensidade fraca a moderada durante o fim da tarde e início da noite. Temperatura do ar com máximas de 32ºC e mínimas de 25/26ºC, no município de Soure.

Marés – Em Belém, as marés altas atingirão no sábado (6), 3,2 metros (m) a 1h49 e 3,4m às 14h02. No domingo, a maré cheia ocorrerá às 2h32, com 3,2m de altura e às 14h47, chegará a 3,3m.
Na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, no sábado, as praias de rio de água doce vão chegar 3,3m de altura a 1h24 e 3,5m às 13h21, e, no domingo, a preamar vai ocorrer às 2h15 com alcance de 3,3m e às14h19, com 3,5m.

Nas praias de água salgada de Salinas, as marés altas no sábado vão atingir 5m às 10h e 4,8m às 22h41. No domingo, a ltura da maré será de 4,9m às 10h41 e de 4,7m às 23h24.