Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FIM DE SEMANA

Espaço São José Liberto recebe festival de chocolates, flores e joias

Por Catarina Corrêa (SECOM)
05/07/2019 18h52

Até o próximo domingo (7), o Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, localizado na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, em Belém, recebe o Mini Festival de Verão de Chocolates, Flores e Joias. Por trás dos produtos comercializados, há pessoas que trabalharam com muito carinho e respeito à floresta para oferecer artefatos produzidos de forma sustentável e orgânica.

Vera Lúcia da Silva Bentes, 59 anos, proprietária do Vera Chocolate, aprendeu a preparar as delícias de cacau com a avó, quando ainda era criança. Na época, ela apenas seguia recomendações rigorosas do tempo de secagem, de ralar e torrar a semente. Sem saber, aquele hábito se transformou na principal forma de sustento da família de Vera, formada por dois filhos, seis netos e uma bisneta, no qual, todos conhecem a cadeira produtiva do fruto.

"Não fui criada pelos meus pais. Na verdade, meus pais eram meus avós e, como a gente trabalhava na roça, sempre íamos para o retiro fazer farinha, mas tinha aquele momento em que a minha avó dizia: – vai lá, pega aquele cacau e torra. E eu ia", lembra Vera, com o sorriso no rosto e lágrima nos olhos de lembrar de um momento que hoje faz parte da sua rotina diária.

Com a avó, ela aprendeu a fazer um chocolate que diz não saber se é feito do jeito certo, mas que ela comercializa há 38 anos principalmente para os turistas, seu maior público. Há cinco, Vera começou a participar do Festival do Chocolate, no Hangar, a convite de um dos amigos dos seus filhos.

"Ele sabia que eu vendia e arrumou essa oportunidade. Desde então, sempre me programo para participar e o momento acaba por ser bom para as vendas e também divulgação", afirma. Além de chocolates artesanais de 95% e 100% cacau, nibs e amêndoas do fruto, ela vende biojoias e cerâmica, no Furo Boa Vista, onde mora, no município de Acará.

Produto 100% reaproveitado – Semente, folhas, polpa. Tudo do cacau é reaproveitado pela equipe que integra o chocolate da Dona Nena, da Ilha do Combu, em Belém. Nayara Santos, de 29 anos, trabalha como auxiliar comercial e explica que o chocolate é encontrado em várias porcentagens. Além disso, eles vendem trufas de bacuri, cupuaçu e castanha.

"Dentro os produtos, o único que tem leite na composição é o brigadeiro da floresta, feito com leite condensado e o nosso brigadeiro de colher. O legal dele é que é uma alternativa a quem está introduzindo chocolates mais amargos na alimentação, porque é feito com chocolate 100%, então ele é mais mais doce e saudável", explica.

Nayara detalha ainda como é feito o reaproveitamento: as cascas e a parte interna do cacau são utilizados na readubação de pés do cacaueiro e outras árvores frutíferas, como cupuaçu, limoeiro e bacurizeiro. Com a polpa, é feito o licor.

"Colocamos a massa dentro do tipiti e extraímos em um processo muito parecido com o do tucupi. Esse licor só é vendido na ilha. As sementes ou amêndoas utilizamos para fazer o chocolate. Já as folhas, a Ornatos Embalagem utiliza para fabricar blocos, embalagens e caixas, por meio da desidratação natural das folhas de cacau, assim são preparadas itens criativos com um toque amazônico", diz.

A realização da 3ª edição do Mini Festival de Verão de Chocolates, Flores e Joias tem ainda uma programação cultural diversificada. O objetivo da programação é dar visibilidade a eventos maiores no segmento, como o VI Festival Chocolat Amazônia 2019 e o Flor Pará, que o Governo do Estado vai realizar no período de 19 a 22 de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

A estimativa de público é de 40 mil pessoas, com a participação de 10 empresas de chocolate, 20 bombonzeiras e 14 empresas de flores e plantas ornamentais expondo o melhor de seus produtos ao público paraense.

A realização é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), com parcerias das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult); Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará) e Fundação Cultural do Pará (FCP), Espaço Ananda e Companhia de Dança Cabanos.

Serviço – Mini Festival do Chocolate, Flores e Joias da Amazônia – Festival de Verão. Dias: 5, 6 e 7 de julho. Sexta e sábado, de 9h às 18h, domingo, de 10h às 16h.

Programação
06/07/2019
10h - Oficina de Dança de Salão (Grupo Cia de Danças Cabano)
16h - Madrigal da Universidade do Estado do Pará - UEPA
07/07/2019 | 10h às 12h - Danças Circulares (Instituto Ananda)
Local: Espaço São José Liberto na Praça Amazonas, s/n, no bairro do Jurunas, em Belém (Entrada franca).