Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TUNA LUSO

Torneio Norte-Nordeste de Natação reúne mais de 200 atletas, em Belém

Por Carol Amorim (SEEL)
06/07/2019 11h28

Competição teve representeantes do Pará, Maranhão, Amazonas, Pernambuco, Roraima, Bahia, Ceará, Sergipe, Amapá, Alagoas e PiauíA piscina do parque aquático da Tuna Luso Brasileira, em Belém, ficou agitada nesta sexta-feira (5), com mais de 200 atletas que participaram do 32° Torneio Interfederativo Norte-Nordeste Infantil a Sênior – Troféu Dr. Milton Medeiros. O evento segue até este domingo (6), com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

A competição começou às 9h, envolvendo também os estados do Maranhão, Amazonas, Pernambuco, Roraima, Bahia, Ceará, Sergipe, Amapá, Alagoas e Piauí.

"É uma competição que serve de seletiva para outras, para atingimentos de índices, além de ser uma oportunidade de nossos atletas poderem competir ao lado de concorrentes regionais. Já para a comunidade, é importante, pois incentiva e estimula outras pessoas a participarem da modalidade", disse o presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Yuri Figueiredo.

A seleção paraense contou com 43 atletas, maior contingente do torneio, o que dá certa vantagem sobre os adversários, seguido por Amazonas, com 42 competidores, e Pernambuco, com 31 nadadores.

A pernambucana Maria Gabrielly Benjamim conquistou ouro, na disputa da prova de 200 metros borboleta feminino, categoria Infantil. Ela conta que os treinamentos foram decisivos para o resultado. "A rotina de treinos foi bem intensa, semana após semana, mas o ouro afirma que valeu a pena. Viemos em um bom número de atletas, a gente está mostrando, a cada competição, nosso valor", disse a nadadora.

Delegação paraense de nadadores foi a maior, com 43 atletasPara o diretor de Esporte e Lazer, Erivelto Pastana, o maior número de nadadores paraense mostra a força da modalidade no Estado. "São seleções fortes e a participação dos paraenses, em maior número no torneio, só ressalta que nossos atletas tem potencial para disputar competições em nível nacional e internacional", disse o representante da Seel.

O torneio é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e ocorre anualmente, sendo durante dois anos, disputados em estados do Nordeste, posteriormente, um ano na região Norte. Ao todo, 84 provas foram disputadas neste primeiro dia de competição, com categorias infantil, juvenil, junior e sênior, tanto no masculino como no feminino.

Resultados parciais do primeiro dia de competições:

1° Etapa
Amazonas – 768 pontos
Pará – 710 pontos
Pernambuco – 551 pontos

2° Etapa
Amazonas – 1426 pontos
Pará – 1344 pontos
Bahia – 697 pontos