Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Caravana por todo o Pará chega a Itaituba levando investimento e infraestrutura

Por William Serique (SECOM)
09/07/2019 13h05

Itaituba, oeste do Pará, região do Tapajós, foi a primeira cidade a receber a "Caravana por todo o Pará". Na ocasião, o governador do Estado, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço para obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial da avenida Leopoldo Lobato, no bairro Jardim das Araras e anunciou a geração de 200 empregos diretos e indiretos, sendo 100 destes, exclusivos para moradores do município, que irão trabalhar diretamente na obra.

Integram a comitiva, o vice-governador, Lúcio Vale; o secretário estadual de saúde, Alberto Beltrame; o secretário de obras, Ruy Cabral; o secretário regional do Oeste do Pará, Henderson Pinto; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Daniel Santos; e os deputados estaduais Eraldo Pimenta, Hilton Aguiar, Ozório Juvenil, Miro Sanova e Jacques Neves.

A primeira edição da "Caravana por todo o Pará" é uma iniciativa do governo do Estado para promover a integração entre as diferentes regiões e fortalecer a presença do aparato estadual em todo o Pará.

Para o prefeito de Itaituba, Walmir Clímaco, a cidade só tem a ganhar com essa parceria da prefeitura com o governo do Estado e não escondeu a felicidade em ter a caravana no município, trazendo investimentos. "Não tenho dúvida da importância desta obra. O povo tem esperado por esse dia, de uma cidade mais limpa e com mais asfalto. Vamos cobrar a empresa para que tenhamos uma obra célere e que até o final do ano faça bastante asfalto, drenagem, pois o povo não aguenta mais lama no inverno e poeira no verão. Sabemos que o governador tem um carinho muito grande pela população de Itaituba e nós ficamos muito gratos em vê-lo trabalhando pelo município", ressaltou o prefeito.

Asfalto - A ordem de serviço assinada nesta manhã contempla as obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial da avenida Leopoldo Lobato, no bairro Jardim das Araras. Odineia Pérez, funcionária pública, não escondia a felicidade em saber que deixará de viver na lama para viver no asfalto.

"Estou me sentindo muito feliz, pois essa obra é de grande importância para nós. Eu e toda minha família nascemos, nos criamos e moramos aqui nesse bairro e ver o bairro asfaltado, que é no centro da cidade, para nós é de suma importância. Agora nós iremos sair do buraco que tanto nos incomoda e vamos viver a realidade do século XXI de andar no asfalto. Antes o bairro era totalmente defasado, um bairro totalmente desprezado, porque o prefeito sozinho não consegue fazer nada, mas graças a Deus fomos olhados com carinho pelo governador. Muito obrigado governador!", comemorou a moradora.

Serão um pouco mais de trinta quilômetros de asfalto, contemplando 3,5 mil famílias, uma obra de R$36 milhões, que se tornou possível por meio de financiamento.

O secretário de obras do Estado, Ruy Cabral, destacou a satisfação em ver o governo no caminho certo para o desenvolvimento do Estado, através da infraestrutura. "Fico muito feliz pela atitude do governador Helder, é o compromisso que ele resgata pela luta para o desenvolvimento do Estado através da infraestrutura. É uma obra importante para o município que traz infraestrutura, investimento, desenvolvimento não só de Itaituba mas também desses municípios que estavam as margens do recebimento de benefícios do governo e aqui estamos nós, cumprindo com mais esse compromisso, levando progresso e desenvolvimento para o Pará", destacou.

Geração de emprego - O início das obras no município de Itaituba traz, além de dignidade à população esquecida há anos, geração de emprego e renda. Ao todo, serão 200 empregos diretos e indiretos, 100 destes, moradores do município que irão trabalhar diretamente na obra.

O chefe do poder executivo, destacou a importância dos grandes projetos em dialogar com cada município e principalmente para que a vocação logística possa reverte-se em desenvolvimento econômico. "Nós estamos pensando em desenvolvimento econômico por cada micro região do Estado, mantendo sempre o diálogo, assim permitindo gerar empregos. Hoje, o governo do Estado, em parceria com os municípios, faz seu dever de casa, com investimentos firmes e que viabilizam, como por exemplo, cerca de 100 milhões de dólares, isso representa cerca de 400 milhões de reais em infraestrutura, isso demonstra a preocupação do governo. Já em relação a atividade privada, principalmente nas atividades portuária e logística, estamos cobrando a garantia de que o Pará não seja apenas corredor de passagem, mas sim de verticalização para agregar valores e gerar emprego para população", pontuou Helder Barbalho.

Investimentos - O governador ainda destacou que o município de Itaituba irá receber no segundo semestre o hospital regional do Tapajós. Segundo ele, Nesse momento "estamos na fase de conclusão das obras físicas do hospital, aquisição dos equipamentos necessários e contratação da organização social que ficará responsável pela gestão do hospital", disse.

E lembrou que ainda no segundo semestre o governo, através da secretaria estadual de saúde, entregará para população seis hospitais que ajudarão na ampliação da cobertura de saúde, fazendo com que a população seja bem assistida e bem atendida cada vez mais perto de casa.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Daniel Santos, destacou a importância da integração da Assembleia Legislativa nas ações do governo. "Quero parabenizar o governo do Pará pela iniciativa e a Alepa não poderia deixar de se fazer presente nessa caravana. Vamos visitar junto com o governador os municípios podendo fazer aquilo que a população espera, que estejamos presentes, ouvindo pessoalmente as demandas e a partir daí sim formular políticas públicas que possam atender toda a região".