Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE OCULAR

Hospital Regional do Marajó alerta sobre cuidado com os olhos

Por Lucas Brilhante (HRPM)
09/07/2019 19h05

A visão é um dos principais sentidos do corpo humano. Apesar de sua importância, 34% dos brasileiros nunca fizeram uma consulta com o oftalmologista. Por isso, em comemoração ao Dia da Saúde Ocular - 10 de Julho -, o oftalmologista José Afonso de Moraes, do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, destaca os cuidados para manutenção da saúde ocular e prevenção à cegueira.
"É muito importante que, desde o pré-natal, sejam observados todos os cuidados para que a saúde ocular seja preservada", frisou o médico, que ressaltou entre os cuidados necessários uma boa higiene dos olhos e bom senso para atitudes que possam prevenir danos à visão. "Temos que evitar que a grávida tenha contato com doenças infecciosas, como toxoplasmose, sífilis e infecções virais, que podem ser graves para os fetos", enfatizou José Afonso de Moraes.

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de brasileiros têm algum tipo de distúrbio na visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual, que se fossem tratados com antecedência, poderiam ser evitados.

O oftalmologista explicou que as doenças oculares são classificadas em dois grandes grupos: curáveis e preveníveis. As doenças curáveis são aquelas que podem ser tratadas, mesmo que, com o tempo, a pessoa fique cega. O exemplo mais comum é a catarata.

As doenças preveníveis precisam ser tratadas para evitar a cegueira. Em caso de perda de visão, não há como reverter. A mais comum é o glaucoma, apesar de a catarata ser a principal causa de cegueira no planeta. "Daí a importância de consultas oftalmológicas regulares", alertou José Afonso de Moraes.

A catarata está ligada principalmente à idade, evoluindo, na maioria dos casos, após os 60 anos, por isso é chamada de catarata senil. Outras doenças oculares são os erros de refração (hipermetropia, miopia e astigmatismo), que precisam de correção com óculos, lentes de contato ou outros dispositivos.

O glaucoma também é uma importante causa de cegueira. Por não apresentar sintomas, na maioria dos casos precisa ser investigado de forma rotineira, principalmente após os 40 anos. Devido ao envelhecimento da população, as doenças degenerativas, como a Doença Macular Relativa à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética, tornam-se importantes causas de cegueira e necessitam de programas específicos de controle.

Avaliação - Na adolescência, as consultas oftalmológicas são importantes para avaliar o desenvolvimento de erros de refração e de outras doenças. Após os 40 anos há necessidade de avaliação para uso de óculos de leitura e pesquisa de glaucoma. Os exames nos idosos servem para avaliar a presença de catarata e outras doenças degenerativas.

Segundo o oftalmologista, isso acontece porque o sol acelera o processo de envelhecimento precoce da retina, daí a necessidade do uso de óculos com proteção específica para raios solares, mas sempre priorizado produtos de qualidade. "A principal dica é a consulta oftalmológica preventiva. Não espere a perda da visão para procurar o tratamento. Pode ser tarde demais", alertou José Afonso de Moraes.

Aos 29 anos, o professor de Inglês Danilo Souza fez a cirurgia de retirada de pterígio (carne crescida), que estava prejudicando sua visão. "Sentia muita dor e causava uma vermelhidão. Decidi procurar ajudar médica e fui muito bem assistido aqui no Regional. Fiz minha cirurgia e já me sinto muito bem", afirmou.

Estatística - De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entre 2% e 3% da população acima dos 40 anos de idade têm glaucoma no País. Segundo a OMS, a expectativa é que 80 milhões de pessoas apresentem o problema em 2020, e esse número ultrapasse os 110 milhões em 2040.

O HRPM oferece assistência de média e alta complexidade, sendo referência em várias especialidades aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculados ao 8º Centro Regional, que agrega os municípios de Breves, Melgaço, Portel, Bagre, Curralinho, Anajás e Gurupá. No primeiro semestre deste ano, o Hospital Regional do Marajó realizou mais de 590 consultas oftalmológicas e cerca de 160 cirurgias oculares.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do governo do Estado, gerida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública, que dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. Está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.