Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MONITORAMENTO

Imagens de câmeras na ponte do Rio Moju são disponibilizadas online

Por Edenice Pereira (CIOP)
10/07/2019 13h43

O Centro Integrado de Operações (Ciop), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que tem a finalidade de atender ocorrências de urgência e emergência em segurança pública, já está operando os novos equipamentos de videomonitoramento, dessa vez são seis câmeras nas proximidades da ponte do Rio Moju, para proporcionar um monitoramento real do movimento da população nas vias próximas do embarque e desembarque de balsas na Alça Viária.

Confira a movimentação do trânsito na região da ponte do Rio Moju e as obras na região

As equipamentos são do tipo PTZ Speed Dome e possuem um giro de 360 graus, permitindo a visualização de um espaço de até um quilômetro. As câmeras estão localizadas em postes a seis metros de altura, instalados pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), tanto do lado Acará - Moju, quanto do lado Moju Acará. Todas as imagens são direcionadas para o servidor do Ciop, que desenvolveu a tecnologia para disponibilizar imagens online. Qualquer pessoa pode acompanhar as imagens reais, por 24 horas, diretamente do portal do Governo do Pará e da Agência Pará.

Para a diretora interina do Ciop, tenente-coronel PM Francimar Pinheiro, esse serviço é de grande valia para o Estado e para toda a população. "O Governo do Pará está realizando algo inédito ao disponibilizar imagens reais para todos nós para acompanharmos ao vivo o trânsito e as obras na Ponte de Moju. Portanto, o serviço da Segup, via Ciop, com o governo do Estado está sendo feito com bastante responsabilidade, proporcionando um serviço relevante para a sociedade paraense, que agora pode receber imagens online virtualmente", frisa a gestora.

Reconstrução da ponte - A obra de reconstrução do trecho de 268 metros da ponte rio Moju ocorre 24 horas por dia. Cerca de 150 profissionais trabalham em turnos para devolver o tráfego de veículos ao principal acesso rodoviário da Região Metropolitana de Belém ao sul e sudeste do Pará. A Secretaria de Estado de Transporte (Setran) deverá concluir, no próximo dia 15, a primeira etapa do novo trecho da ponte Rio Moju, que consiste na cravação de 21 estacas do núcleo central do mastro, que atingiu profundidades de até 50 metros do solo. Em seguida começará o trabalho da forma do bloco, que é a segunda parte da construção da ponte.

A terceira etapa é a montagem do tabuleiro (base que sustenta a pista de rolagem da ponte), que está sendo pré-fabricado em Fortaleza (CE) e deverá começar a chegar ao Moju no final de julho. Para dar agilidade à construção, a Setran baseou seu sistema construtivo em dois eixos de ações: pré-fabricação da pista – parte do mastro, dolfins de proteção do mastro e a construção, in loco, da fundação – pilares, ou seja, partes da nova ponte chegarão prontas e testadas para serem apenas montadas no vão central do rio Moju.

Confira a movimentação do trânsito na região da ponte do Rio Moju e as obras na região