Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTOS

Sespa vai fornecer equipamentos para UCI do Hospital Municipal de Rurópolis

Por Mozart Lira (SESPA)
10/07/2019 17h34

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), assumiu o compromisso de ampliar os serviços da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal de Rurópolis, fornecendo uma incubadora de transporte, um respirador e um monitor. "Para a parte geral do hospital pedi um projeto para submeter à apreciação do governador, para reforma, adequação e qualificação do espaço, com valor estimado em R$ 600 mil", informou o titular da Sespa, Alberto Beltrame, na manhã desta quarta-feira (10), durante visita ao Hospital Municipal, que dispõe de 32 leitos.

A visita fez parte da programação "Caravana Por Todo o Pará", iniciativa do governo do Estado que promove a integração entre as diferentes regiões e fortalece a presença do aparato estadual em todo o Pará.

Em Rurópolis, Alberto Beltrame parabenizou a Prefeitura local pelo prêmio "Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal", concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), como parte da 16ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS", realizada em 5 de julho, no âmbito do 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília (DF). O trabalho "Desbravadores do SUS: redescobrindo cidadãos, promovendo o direito à saúde" apresentou a experiência do município de Rurópolis, e conquistou o primeiro lugar.

Conclusão de hospital - Na área da saúde, a Caravana passou por Novo Progresso, onde o governador Helder Barbalho anunciou, na terça-feira (09), o repasse de R$ 232 mil para o Hospital Municipal, recurso destinado à conclusão de obras de reforma. "Agora é avançar e entregar o hospital para a população de Novo Progresso, e assim oferecer saúde de qualidade", destacou o governador.

Executadas pela Prefeitura de Novo Progresso, por meio de um convênio estabelecido com a (Sespa) em setembro de 2017, as obras de reforma estão 50% concluídas, e incluem, entre outros serviços, troca de piso e revestimento, adaptação na cobertura e reajustes internos.

Com 36 leitos, atualmente o hospital atende demanda espontânea e referenciada dos moradores de Novo Progresso, assim como pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município e dos distritos de Castelo de Sonhos, pertencente a Altamira, e Moraes Almeida, Cripurizinho e Cripurizão, em Itaituba.

Os serviços de média complexidade oferecidos compreendem atendimentos e internação em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia Clínica e Cirúrgica, Pediatria Clínica e Cirúrgica, tratamento de HIV/Aids e Unidade de Isolamento.

Casos mais complexos em Novo Progresso são referenciados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. Um cenário que mudará quando o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, for inaugurado, e passar a atender a demanda por atendimentos em alta complexidade dos moradores de municípios próximos, como Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis.

O secretário Alberto Beltrame também visitou as obras do Hospital Regional do Tapajós na última segunda-feira (8), e verificou o avanço dos trabalhos, em comparação à primeira vistoria feita por ele em março deste ano. "Consigo estimar que, em aproximadamente 120 dias, o hospital será entregue. Nesse período equiparemos o hospital e esperamos colocar em funcionamento antes do final do ano", informou o secretário. (Com informações de William Serique/Governadoria).