Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMINHADA

Primeira fase do Terpaz encerra no Icuí com redução de 100% nos crimes violentos

Por Aline Saavedra (SECOM)
10/07/2019 20h34

Dezenas de moradores caminharam nesta quarta-feira (10), ao lado de representantes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), pelas principais vias do bairro do Icuí, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, marcando o encerramento da primeira fase do Programa Territórios pela Paz. As ações foram realizadas no período de 26 de junho a 10 de julho, com o choque operacional. Neste primeiro ciclo, houve a potencialização das ações de segurança, que resultaram na redução de 100% no número dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e 16% no número de roubos, ao comparar os anos de 2018 e 2019.

A caminhada começou na frente da Unidade de Polícia Integrada e finalizou em frente à Paróquia Santo Inácio de Loyola, percorrendo um trajeto de aproximadamente 500 metros. A ação teve a presença de lideranças comunitárias, representantes religiosos, membros da Secretaria de Segurança de Ananindeua e associações culturais.

Moradora do bairro há três anos, a estudante universitária Letícia Portegli, disse que já sentiu preconceito ao falar o local onde mora para conhecidos. Mas ela acredita que, no Icuí, a mudança já começou. "A partir do momento que começou toda a intensificação, eu percebi mais a presença da polícia no bairro onde moro. Quando se houve falar por aí do bairro do Icuí, ninguém quer vir pra cá. Então, com esse trabalho, já passa a ter uma mudança pra melhor nesse cenário da criminalidade", ressaltou.

Foram 15 dias de ações intensas, incluindo cumprimento de mandados de busca e apreensão, prisões, recaptura de foragidos, operações policiais e de trânsito, entre outras, e mobilizando agentes de segurança das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e de outros órgãos do Sistema.

Estabilização - "Esta caminhada encerra o choque operacional, para que possamos dar início à fase de estabilização, que proporciona a chegada de outros serviços de cidadania, para que as outras secretarias, como de Cultura, Esporte e Lazer e Saúde, possam chegar. Iniciamos agora a fase de uma aproximação ainda maior com a comunidade. Uma polícia de proximidade, para que possamos continuar com a diminuição dos números de ocorrências no bairro do Icuí, e em todo o Estado do Pará", frisou o secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado.

Os próximos bairros que receberão o programa são Nova União e Centro, no município de Marituba (também na Região Metropolitana), no próximo dia 12 (sexta-feira), com a fase do choque operacional. Além do Icuí, o bairro da Cabanagem já recebeu esta primeira fase. De acordo com o cronograma, nos dias 06 e 28 de agosto o programa chegará ao bairro do Benguí e Terra Firme, respectivamente. No bairro do Guamá as ações começarão no dia 23 de setembro, e no Jurunas no dia 16 de outubro.