Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERCEIRO FINAL DE SEMANA

Operação Verão realiza ações ostensivas e preventivas em Salinas e Ajuruteua

Por Laís Menezes (PC)
14/07/2019 21h15

Iniciada no último final de semana de junho, a Operação Verão com Segurança mantém o mesmo ritmo de ações para coibir crimes, reprimir irregularidades e prevenir incidentes no município de Salinópolis, na região nordeste, que recebe um grande número de veranistas nas férias escolares. As forças de segurança atuam em ações conjuntas para garantir a tranquilidade daqueles que procuram os atrativos da costa atlântica paraense, que também inclui a Praia de Ajuruteua.

Agentes das forças de segurança do Pará atuam integrados para garantir a segurança dos veranistasPolícia Militar - A Polícia Militar reforçou as ações de segurança no bairro do Atalaia utilizando quadriciclos nas praias e dunas. Com duas viaturas e dois quadriciclos, militares do 140° Posto Policial Destacado, subordinado à 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), atuaram nas praias do Atalaia e Farol Velho, e no Lago da Coca-cola.

Os quadriciclos foram utilizados principalmente na área que vai do Atalho da Sofia até a parte destinada à prática de kitesurf, na Praia do Atalaia, durante todo o dia. Os veículos são bastante eficazes para o policiamento nas dunas próximas à praia, garantindo a segurança de visitantes e moradores.

Corpo de Bombeiros - Neste domingo (14), no Atalaia, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) desenvolveram ações preventivas, tendo em vista o grande fluxo de banhistas. A partir das 3 h da madrugada, os integrantes da Cedec distribuíram pulseirinhas de identificação para crianças e alertaram sobre a maré e os cuidados que devem ser tomados na hora do banho no mar. Aproximadamente 350 ônibus de piquenique ocuparam o estacionamento.

"A diminuição de ocorrências nesse período em relação ao número crescente de banhistas é satisfatória, pois é sinal de que a prevenção está cumprindo seu objetivo. Em Salinópolis, a operação conta com 74 bombeiros militares, dos quais 65% são guardas-vidas. A tropa é especializada, não somente na questão da ação/reposta, mas também prevenção. O banhista confia nos guarda-vidas, pois as informações como tábuas de maré e pontos específicos próprios e impróprios para banho são repassados adequadamente", informou o tenente-coronel Helton, supervisor da Operação em Salinópolis.

As praias de Salinas estão entre as mais procuradas nas férias de julhoEm relação à operação nas estradas, o Corpo de Bombeiros atua com viaturas de salvamento/resgate e de combate a incêndios nos pontos estratégicos, onde há bastante incidência de acidentes automobilísticos, como em Santa Maria do Pará, onde há integração da Polícia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros, com uma viatura específica para salvamento e resgate terrestre.

Nesse período, além do perigo de animais marinhos, também são encontrados vários exemplares de linhas de pipas com cerol (mistura de cola de sapateiro com vidro moído, aplicada nas linhas). O Programa Escola da Vida do Corpo de Bombeiros (3° Grupamento Bombeiro Militar/Ananindeua) também esteve presente, desenvolvendo atividades com crianças.

As ações demonstraram redução no número de crianças perdidas e encontradas pelas forças policiais até o meio-dia deste domingo, tendo sido registradas apenas três ocorrências desse tipo de incidente, levando em consideração o aumento do público.

No sábado (13) foram contabilizadas 18 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em Salinas, com destaque para acidentes com animais marinhos e crianças perdidas (todas já localizadas).

Polícia Civil – A Polícia Civil registrou, neste final de semana, 13 prisões em flagrante na Delegacia de Salinópolis, sendo 10 por condução de veículo sob influência de bebida alcoólica (alcoolemia); duas por crime de furto e uma por crime ambiental de poluição sonora. Os flagrantes de alcoolemia ocorreram durante a Operação Lei Seca, deflagrada pelo Detran em parceria com policiais civis.

"Desde o último dia 28 de junho, quando começou a Operação Verão, 30 autos de prisão por flagrante de alcoolemia foram efetuados na Delegacia de Salinópolis", disse o delegado Augusto Damasceno, um dos coordenadores da Operação Verão no município.

Durante a Operação Verão, a Polícia Civil fiscalizou bares e casas de shows, para verificar a legalidade dos estabelecimentos e a presença de menores de idade nestes locais. Por meio da Dema (Divisão Especializada em Meio Ambiente), foram realizadas abordagens em balneários para prevenir e coibir a poluição sonora.

Na Delegacia do município, policiais civis receberam atendimento de saúde física e mental pela equipe multiprofissional da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), formada por assistente social, psicóloga, médico e odontólogo. Houve ainda atendimentos na entrada da Praia do Atalaia em uma Delegacia Móvel, onde policiais civis prestaram orientações aos turistas e deram encaminhamentos a ocorrências.

Detran - O teste do bafômetro (etilômetro) resultou na autuação de 43 condutores pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), na PA-444, principal via de acesso à Praia do Atalaia. Desse total, 10 condutores foram presos porque o exame alcançou índice superior a 0,34 mg/l, como prevê o Código Brasileiro de Trânsito. "Esses condutores tiveram seus veículos apreendidos e só foram liberados sob fiança", informou o agente Josimar Viana, gerente de Operação e Fiscalização do Detran.

As ações da Operação Verão também são realizadas no Lago da Coca-colaAlém da associação álcool e direção, considerada infração gravíssima, o atraso no licenciamento, com 702 registros, foi a infração mais comum em Salinas. Neste caso, os condutores puderam se regularizar na estrutura armada em contêineres, às margens da rodovia. Outras ocorrências significativas foram a falta de capacete, com 436 autuações; dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 181 autuações; ultrapassar em faixa contínua (176); trafegar sem a luz baixa (151) e desobediência à ordem de agente de trânsito (147).

Um acidente com vítima fatal foi registrado na ponte sobre o Rio Sampaio, na PA-444, em Salinas. O acidente ocorreu após as 17 h de sábado (13), quando uma motocicleta colidiu com um ônibus fretado por veranistas, que estavam na Praia do Atalaia. O Detran esteve no local e acionou a ambulância para socorrer o condutor da moto, Adalberto Vieira dos Santos, que não resistiu e morreu a caminho do hospital. A esposa da vítima, que também estava na moto, sofreu ferimentos leves. O motorista do ônibus, Cidclei Cardoso, informou que a moto trafegava na contramão.

Ações em Ajuruteua - A Praia de Ajuruteua, no município de Bragança, no nordeste paraense, a 240 km de Belém, também foi muito procurada neste domingo (14), por veranistas de vários lugares do Pará e de outros estados do Brasil. Militares do Corpo de Bombeiros, que atuam em Bragança, contaram com o apoio de duas viaturas especializadas, sendo uma Unidade de Resgate e outra de Auto Pessoal de Serviço, além de um bote inflável.

O capitão Alves, comandante das ações em Ajuruteua, disse que houve orientação aos banhistas sobre o horário da maré, além da atuação dos guarda-vidas para manter a atenção das pessoas, a fim de que não se distanciassem das áreas apropriadas ao banho.

Pequenos atendimentos foram realizados, devido a cortes e perfurações causadas por animais marinhos. A pulseira de identificação foi muito procurada por pais e responsáveis, acompanhados pelas crianças, na barraca do Corpo de Bombeiros. O professor Walter Santos, morador do município de Ourém (também no nordeste paraense), que sempre frequenta a Praia de Ajuruteua, disse que "não é só o bombeiro que tem a missão de prevenir. Cabe também a cada pai ter o máximo de cuidado com o seu filho na praia".

No final da tarde, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a uma ocorrência de afogamento em Ajuruteua. Kelvin Ítalo Carvalho de Oliveira, 25 anos, era epiléptico. Após o almoço, ele tomou o remédio. Por volta das 16 h, Kelvin se afastou do local onde estavam seus familiares.

Populares retiraram o corpo da água e chamaram os bombeiros. Foi feita a tentativa de reanimação por 52 minutos, quando o oxímetro de pulso já não detectava saturação de oxigênio. Os militares, sob o comando do capitão Alves, ficaram no local até a chegada da equipe do Instituto Médico-Legal, que removeu o corpo. (Colaboração da Ascom/Corpo de Bombeiros).