Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TÉCNICAS DE ASSISTÊNCIA

Hospital Regional do Baixo Amazonas promove capacitação em lesão de pele e uso de cateter

Por Joab Ferreira (HRBA)
16/07/2019 19h38

Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste paraense, participaram de dois eventos, nesta semana, para aprimorarem técnicas de assistência prestada aos usuários. Na segunda-feira (15), foi realizado o Workshop do Time Cuidador de Pele, que abordou a "Assistência de Enfermagem no Manejo de Feridas e Curativos". Nesta terça (16), ocorreu o Workshop do Time Cuidador de Cateter, com o tema "Inserção e Manutenção Segura de Cateteres".

O evento sobre manejo de feridas e curativos teve o objetivo de estabelecer ações inovadoras para a realização de práticas seguras no processo do cuidado da pele, além de sensibilizar as equipes de saúde sobre a importância do tratamento correto e eficiente das lesões.

"Esses eventos asseguram a nossa ferramenta principal na assistência ao paciente, que é a melhoria contínua. Aumentamos o nosso nível de percepção quanto aos eventos adversos e, assim, garantimos maior segurança ao nosso paciente", explicou o enfermeiro responsável pela ação, Rodrigo Gastaldi.

No workshop sobre cateter foram apresentadas inovações tecnológicas e informações que contribuem para aumentar a segurança dos pacientes durante a internação hospitalar. Cateter é um instrumento, em forma de tubo, inserido em veias profundas e de maior circunferência para facilitar a administração de medicamentos e a retirada de sangue para exames.

São dois tipos de acesso: venoso periférico e venoso central. O periférico é a inserção de cateter nos membros (braços, mãos e pernas). O central é utilizado em pacientes que necessitam de grandes quantidades de medicamento e soro, geralmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Especialização - "Nosso desafio é reduzir os acessos centrais, mesmo tendo pacientes graves, o que aumenta ainda mais a complexidade. Trabalhamos muito a anatomia e fisiologia para permanecer no acesso periférico. Queremos que a nossa equipe se especialize nisso", informou a diretora Assistencial do HRBA, Francilene Caldeira.

O diretor Técnico da unidade, Epifanio Pereira, reforçou a importância de uma assistência de qualidade. "Enfermagem forte se traduz em um hospital forte. Isso mostra a importância dos técnicos e enfermeiros nas instituições de saúde. Por isso trabalhamos focados na qualidade e segurança na assistência aos pacientes", ressaltou.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas, que atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, com várias especialidades, integra a rede de hospitais públicos do Governo do Pará.