Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSÃO

Colônia de Férias do Parque do Utinga aproxima crianças da natureza

Por Catarina Corrêa (SECOM)
17/07/2019 11h39

As instruções do condutor Daniel Neres eram muito claras: – Não pode arrancar folha das árvores; não pode pegar nenhum bichinho que passar por vocês; não pode jogar lixo no chão. As informações foram repassadas a 25 crianças que olhavam atentas e animadas para o instrutor, que trabalha com esporte de aventuras há quatro anos e, especificamente, com crianças, há três. Em seguida, todos iniciaram uma trilha no Parque Estadual do Utinga (PEUT), onde é realizada a Colônia de Férias, sob o comando da equipe do Amazônia Ventura.

A cada passo da trilha uma informação nova para os pequenos, que aproveitam a colônia nesse período de férias escolares. A assistente social Luciléa Bitencourt, de 44 anos, acompanhava o filho João Pedro, de 8 anos. "Fiquei sabendo da colônia pelo site da Parque e como ele gosta muito de natureza eu o trouxe para brincar", conta a mãe que disse gostar tanto das atividades que até avisou outras mães sobre o evento. 

João Pedro, segundo conta a mãe, é aventureiro. Antes de ir para a colônia ele empinava pipa a tarde inteira e jogava futebol na companhia dos amigos, mas agora com a colônia ele fica na expectativa para vir até aqui. "Ele vem no caminho ansioso, curioso para saber o que vai fazer. Como estou de férias fico à disposição para acompanhá-lo", conta a mãe que fez a trilha junto com o filho.

Neres explica que apesar do João Pedro ser um menino acostumado com a natureza, nem todas as crianças são assim. "Muitas nunca tiveram esse contato e acabam substituindo pela tecnologia. Hoje em dia é comum muitas crianças passarem boa parte do tempo na frente de computadores ou tablets", comenta.

Segundo ele, a colônia é uma oportunidade das crianças não apenas iniciarem esse contato com a natureza, de se trabalhar a conscientização ambiental, mas também de gastar a energia acumulada dos pequenos. "Tem criança que chega e diz: – tio eu tenho muito medo, mas no terceiro dia já ama e depois quer fazer trilha sempre. Além disso, eles gastam energia e é bom para eles e para os pais. A única coisa que a gente pede é que tragam água; repelente; lanche; e protetor solar ou roupas de proteção solar para que eles brinquem em segurança", afirma o instrutor, afirmando que, até o momento, mais de 100 crianças participaram das atividades. 

A colônia encerra nesta sexta-feira, 19. Podem participar pequenos de 7 a 13 anos. Entre as atividades realizadas tem rapel; tirolesa; boia cross; jogos educativos; recreação; trabalho de educação ambiental; entre outros.

Segundo o condutor Daniel Neres, os pais não precisam se preocupar quanto às atividades "Os menores, até oito anos, fazem atividades lúdicas, os maiores pode se aventurar nas atividades mais radicais", esclarece.

Serviço: A colônia de férias encerra nesta sexta-feira, 19, e tem o investimento de R$ 40 a diária no horário de 8h as 12h.