Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APRIMORAMENTO

Avanços em tecnologia são discutidos entre Susipe e Polícia Federal

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
18/07/2019 22h15

Avanços tecnológicos destinados à diminuição da criminalidade, aprimoramento constante e investimentos foram discutidos na reunião entre o superintendente da Polícia Federal, delegado Wellington Santiago da Silva, e o secretário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, na manhã desta quinta-feira (18), na sede da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). Também participaram representantes da Diretoria de Execução Criminal (DEC), Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), da Assessoria de Segurança Institucional (ASI) e do Batalhão de Polícia Penitenciária (Bpop).

A Susipe possui 21 unidades interligadas por fibra óptica, o que desperta o interesse da Polícia Federal para a realização de videoaudiências. Após conhecer o funcionamento do sistema carcerário no Pará, o delegado Wellington Santiago da Silva informou que a perspectiva é contribuir e levar a tecnologia utilizada no Pará como modelo para os demais órgãos e estados. Segundo ele, parcerias devem ser firmadas.

O titular da Susipe disse que a base de dados da Superintendência estará à disposição da inteligência da Polícia Federal. "É necessário o cadastro nacional dos presos, identificação dos aprisionados e apresentação de situações pontuais. A Polícia Federal faz resoluções de alguns casos e coleta do local do crime, mas saber como está o funcionamento do sistema é essencial. Estamos disponíveis para qualquer demanda e necessidade da Superintendência. Nosso objetivo é estreitar os relacionamentos, principalmente com os núcleos de Inteligência", explicou.

Jarbas Vasconcelos apresentou ainda o plano de distribuição dos novos agentes prisionais aprovados no concurso C-199. Os agentes da Susipe, treinados e capacitados nos padrões do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), contribuirão para a segurança no cárcere. Serão criados grupos de operações penitenciárias, escolta, recaptura e monitoramento, comandados pelo Batalhão de Polícia Penitenciária.

De acordo com Jarbas Vasconcelos, é necessário ser receptivo às demandas de outros parceiros, porque a Susipe possui inteligência voltada a organizações criminosas e um conhecimento muito amplo sobre atuação dentro e fora do cárcere. "A Susipe se mantém disponível para receber demandas da Polícia Federal sempre que necessário. O governador tem estimulado o contato entre os representantes das secretarias e órgãos para promover a integração. O que não pode é uma ação se perder por uma burocracia. É necessária a comunicação, sempre", destacou o secretário.

Tecnologia - A Susipe está implementando a identificação biométrica e coletando os DNAs dos internos. Até o momento, 1.500 identificações já foram realizadas. O objetivo é identificar quem entra no cárcere.

Na última terça-feira (16), o secretário Jarbas Vasconcelos e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Renan de Almeida, representante da Inteligência da Susipe, estiveram em Brasília (DF), participando de um evento voltado às inovações tecnológicas no sistema carcerário.

O evento "Câmara das Inovações e dos Negócios Estrangeiros (Cine-Brasil)" apresentou os mais novos equipamentos e softwares de Inteligências, com empresas de segurança de Israel. Houve demonstração exclusiva das inovações e discussões acerca da importância da tecnologia para a segurança do sistema penitenciário.