Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PASSEIO PÚBLICO

Instalação das últimas duas passarelas da João Paulo II será concluída esta semana

Por Michelle Daniel (NGTM)
22/07/2019 08h00

Passarelas serão colocadas durante o período noturno para não atrapalhar o trânsitoDurante esta semana, de 22 a 26, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) concluirá a etapa de instalação das passarelas no prolongamento da Avenida João Paulo II. Das sete travessias previstas para o trecho, faltam apenas a instalação de duas: a número 4 e a número 5. A última estava programada para o final deste mês, mas a diretoria do NGTM decidiu antecipar a realização do trabalho dando preferência para o horário da noite e ainda para o período de férias escolares.

Os trabalhos serão realizados por etapas. A primeira inicia às 21h desta segunda-feira (22) e segue até às 5h de terça (23), quando o trânsito na Avenida, sentido Ananindeua-Belém, ficará interditado desde o viaduto do Coqueiro para que seja realizado o içamento da passarela número 4, localizada próximo à rua Parabor. A segunda fase, para a instalação total desta travessia, ocorre às 21h da terça-feira e se estende até 5h de quarta-feira (24). Quem sair de Belém rumo a Ananindeua, ficará impedido, pois a interdição estará desde a Rua Mariano, no início do prolongamento.

Após o término da instalação da passarela 4, será a vez da passarela de número 5, localizada próximo à passagem Simões. O içamento também ocorrerá da mesma forma que as demais: de 21h de quarta-feira às 5h de quinta (25) – onde a interdição será no sentido Ananindeua-Belém, desde o viaduto – e de 21h de quinta às 5h de sexta-feira (26), no sentido contrário, ou seja, desde a Rua Mariano.

Passarelas serão içadas em bases de sustentação já concluídasDurante todo o trabalho, haverá sinalização com placas indicativas de desvio de tráfego e cones, além da presença dos agentes do Departamento de Trânsito (Detran), assim como o apoio da Polícia Militar.
Com as duas travessias içadas, a atual diretoria conclui a etapa e, prevê a colocação das rampas de acesso e as proteções laterais das travessias para o próximo mês, com o objetivo de garantir a segurança da população.

Vale ressaltar que as passarelas possuem estruturas de aço, com cerca de 40 metros de comprimento, rampas de acessibilidade, piso tátil e iluminação adequada para a travessia de pedestres. A previsão é que o Governo do Pará entregue as travessias à população até o mês de agosto.