Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEI SECA

Campanha do Detran alcança resultados positivos em Salinópolis

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
21/07/2019 19h50

Diminuir os índices de acidentes e mortes no trânsito por alcoolemia é sempre um foco importante das ações e campanhas do Departamento de Trânsito do Estado  do Pará (Detran). Em Salinópolis, destino mais procurado neste veraneio, a ação "Transitando nos Bares" ganha destaque em muitos pontos procurados pelos veranistas, com um resultado percebido pela fiscalização do órgão: menos ocorrências deste tipo.

O agente de trânsito Carlos Henriques, observa que nas barreiras do órgão, mesmo fora da Operação Lei Seca, grupos de amigos e famílias têm elegido uma pessoa que não irá beber para assumir a direção e as mulheres têm sido a maioria. "Temos um maior número de mulheres na condução de um grande número de pessoas e assumindo a função de garantir a segurança dos seus na volta pra casa", afirma.

As ações, coordenadas pelo servidor Mário Diego Valente, vão desde os bares localizados na orla do Maçarico até os grandes shows realizados em um espaço na praia do Atalaia.

Com materiais educativos, orientações e testagem com etilômetros, os agentes abordam condutores e passageiros e alertam para os perigos da combinação entre bebida e direção, recebendo um retorno geralmente positivo da população.

"Costumamos explicar também que após a saída destas pessoas do local, haverá uma operação Lei Seca no trajeto de volta, cumprindo assim a função preventiva do órgão de evitar possíveis transtornos e tragédias", afirma Valente. Alguns taxistas que trabalham na saída destes locais toparam a ideia de oferecer descontos a pessoas que por acaso estejam alcoolizadas, para evitar que dirijam, uma ideia dos agentes de educação.

As equipes também estão atuando com as blitz educativas diurnas em pontos de grande fluxo de veículos, como a avenida Miguel Santa Brígida, precisamente em frente ao Corpo de Bombeiros, na PA-124, entrada do município e junto ao posto de fiscalização do Detran na via de acesso à praia do Atalaia. Nessa dinâmica, o trabalho é focado nas pessoas que estão indo à praia, para que não esqueçam da segurança de toda a família em itens corriqueiros, como o uso do cinto de segurança e o transporte adequado de crianças e animais.

Na orla do Maçarico, no período noturno, as crianças que circulam pelo local podem contar com pinturas educativas de trânsito e a trilha educativa, um jogo para incentivar, desde cedo, a conscientização dos pequenos para o cuidado no trânsito.

As ações seguem até o final do mês nos diversos horários, em trabalho conjunto com os demais órgãos de segurança pública.

Colaboração: Leandro Oliveira