Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Corpo de Bombeiros registra elevado número de atendimentos em balneários no final de semana

Por Walrimar Santos (PC)
22/07/2019 12h02

Neste final de semana, o Corpo de Bombeiros Militar esteve em plena atuação nas praias mais movimentadas do estado. Em todas elas foram realizadas ações voltadas à prevenção e orientação aos veranistas que passaram pelos balneários, lembrando, também, a importância da conscientização quanto aos cuidados com o meio-ambiente.  O programa Escola da Vida, dos Bombeiros, que atua com crianças nos balneários, foi apresentado aos pequenos. Na praia do Atalaia, em Salinópolis, além da campanha de preservação do local, os bombeiros atenderam várias ocorrências dentro e fora da água. 

Ao todo, mais de 270 atendimentos foram feitos nos principais balneários do Estado. Apenas neste domingo (21), o serviço de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar atendeu, no total, 166 ocorrências. Salinópolis ficou em primeiro lugar com 48 registros no total, seguido de Mosqueiro, com 25; Ajuruteua (Bragança) com 22 e Outeiro com 20 ocorrências nas praias. Os mais frequentes foram acidentes com objetos cortantes, criança localizada, acidente com animais marinhos, atendimento em transporte de emergência e escoriação. No total, foram registradas 5.735 advertências e orientações diversas durante a prevenção de Guarda-vidas nas praias do Estado, só no domingo.

No sábado (20), o Corpo de Bombeiros Militar atendeu, ao todo, 71 ocorrências nos balneários. O maior número foi registrado em Mosqueiro, com 13 atendimentos, seguido das praias de Crispim e Salinópolis (12); Outeiro (09); e Beja (05). Em Salinas, foram registrados acidentes com objetos cortantes; criança localizada; acidente com animais marinhos; transporte de emergência; lesão causada por linha de pipa e escoriação. No dia 20, foram registradas 2.491 advertências e orientações diversas pelos guarda-vidas, de acordo com dados dos Bombeiros na região.

Outro balneário que registrou bastante movimento no final de semana foi a praia de Marudá, em
Marapanim. Considerada uma ótima opção dos banhistas para aproveitar o banho de mar, foi constatado um aumento no fluxo de veranistas que frequentam a praia nesta época do ano. Assim, os Bombeiros do Grupamento de Castanhal fizeram a prevenção com seu efetivo, atuando também nas praias de Crispim, Algodoal e Camará, situadas na mesma região. Segundo o comandante da prevenção de guarda-vida, Capitão J. Ferreira, as ocorrências mais comuns no balneário são os acidentes com animais marinhos e pequenos cortes por objetos cortantes encontrados na areia.

AFOGAMENTOS DE CRIANÇAS

Dois casos de afogamento de crianças mobilizaram equipes de buscas neste domingo (21), em Salinópolis e em Cametá. Guarda-vidas foram acionados para atender a uma ocorrência de desaparecimento na praia do Farol Velho, em Salinópolis. Henrique dos Santos Costa, 11 anos, morador de Paragominas, foi a um piquenique na companhia da tia e amigos. Segundo relato responsável, o menino sumiu enquanto tomava banho no mar. As buscas foram feitas por mergulhadores e guarda-vidas com apoio do helicóptero do Grupamento Aéreo, mas, até às 18 horas deste domingo, não houve êxito em encontrar a criança. As buscas reiniciaram na manhã desta segunda (22).

Em Cametá, os bombeiros atenderam outra ocorrência de afogamento de criança. O corpo da vítima foi encontrado durante a noite de domingo (21). Emanuel Santos Teixeira, 5 anos, morador de Curralinho, no Marajó, estava com a mãe em uma caravana, na praia da Aldeia, quando, por volta de 15h15, veio a desaparecer perto dos seus conhecidos, no balneário. 

KITESURF

A praia do Atalaia, em Salinópolis, foi o local propício para a prática esportiva do kitesurf, esporte aquático que mescla o uso de uma espécie de pipa (kite) com uma prancha de surf, de forma a aproveitar os ventos para surfar sobre as águas. Quem circulou pela praia deparou-se facilmente com dezenas de praticantes da modalidade esportiva. Entre eles, o mais jovem praticante de kitesurf do Pará. Com apenas 11 anos, Elry Ribeiro Teixeira estava treinando ao lado do pai Elielson Teixeira, para participar, pela primeira vez, de uma competição desse esporte na modalidade iniciante. Moradores na Ilha de Maiandeua, mais conhecida como Algodoal, distrito do município de Maracanã, no nordeste do Pará, os dois foram até Salinópolis, onde o menino vai competir. 

Com três anos de experiência no kitesurf, Elielson passou todos os ensinamentos para o filho que já pratica o esporte há um ano. "Tudo começou quando vendi minha casa em Algodoal e, com isso, vim para Salinópolis, onde conheci e aprendi a prática esportiva", conta ele. Ao praticar o esporte, explica Elielson, a segurança é fundamental. Para ele, o colete salva-vidas é essencial para garantir a segurança de quem pratica a modalidade. Os Bombeiros estiveram atentos para orientar quanto aos cuidados na prática do kitesurf e em prestar atendimentos, em caso de acidentes durante a prática esportiva. Não houve registro de qualquer acidente com praticantes do esporte, no final de semana, no município.

Detran

Entre os dias 18 e 21, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) registrou 502 infrações. Destas, 116 foram por transitar com o veículo sem registro ou sem a devida licença e à alcoolemia, que é o ato de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. Outras 14 infrações de recusa a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa.

Foram ainda registradas 75 infrações por deixar de manter acesa a luz baixa de dia, nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias e 23 infrações por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito.